qui, 16 de janeiro de 2025

Homem dá tapa em boi que escorregou em toboágua; veterinários dizem que ação foi exagerada, mas animal não se machucou

montagem-boi-clube

Bovino precisou ser resgatado após ficar “entalado” no brinquedo aquático em um clube de Nova Granada, interior de São Paulo, na manhã do último sábado (6). Internautas criticaram funcionário que apareceu em um vídeo; dono do animal diz que ele não está ferido.

O funcionário do clube onde um boi foi resgatado depois de usar uma escada de concreto e subir no toboágua, em Nova Granada (SP), passou a ser alvo de críticas após um vídeo que mostra ele dando socos e tapas na cabeça do animal viralizar nas redes sociais. O resgate do animal ocorreu no último sábado (6).

Nas imagens, é possível ver que o homem comete as “agressões” e amarra uma corda no animal, que estava entalado no toboágua. Em seguida, o boi sai do local e é puxado para a piscina (veja acima).

A cena repercutiu negativamente, teve milhares de visualizações e gerou polêmica entre os internautas nesta terça-feira (9) . “Sinto tanto dor vendo cenas assim, muito triste”, escreveu uma mulher. “Desnecessário essa agressão”, comentou outra internauta.

Ao g1, o presidente do clube, João Luiz Andrade Zevole, negou que houve maus-tratos ao animal. Segundo ele, foi a maneira para que o boi saísse do local.

“Fiquei do lado a todo momento. Ficamos preocupados com o animal o tempo todo. Não queríamos que o animal se machucasse. Ele não descia. Pedi para parar e ver o que estava acontecendo. O homem deu tapas para o animal virar a cabeça. O animal não está machucado. Podem vir aqui para filmá-lo.”, afirmou.

Opinião de veterinários

De acordo com o veterinário Halim Atique Netto, que analisou as imagens do resgate, o funcionário do clube poderia ter colocado a corda no pescoço do animal de outra maneira. Porém, os tapas não causam machucados em um boi. “Foi meio bruto, mas um bovino é um animal extremamente resistente e muito maior do que uma pessoa. Isso foi feito, na verdade, para o animal parar com a cabeça. Infelizmente, é algo que acontece, porque não tem muito o que fazer. Tudo isso foi no sentido de tirar o animal, que estava em uma situação complicada, para não ter nenhum dano.”

“Um soco ou um tapa em um bovino não significa nada em termos de dor, agressão e ferimento. Imagina que coisa inusitada? É um boi dentro de um tobogã. Poderia ter usado um pouco menos de brutalidade. Mas é muito diferente fazer isso em um animal de pequeno porte, como um gato, um cachorro ou um carneiro. É como se fosse um empurrão para o bovino”, acrescenta.

A veterinária Renata Kfouri Forero também afirma que o homem poderia ter usado outra tática para colocar a corda no pescoço do boi.

“Sair daí ia ser difícil mesmo, né? Como ele iria sair? Só se fosse um guindaste. Ia ser meio complicado. Talvez, essa forma de derrubar na piscina fosse a que deveria ser feita, mas não com o laço que foi feito e com as agressões”, diz. Renata Kfouri Forero também acredita que o homem desferiu os tapas e socos para fazer com que o animal ficasse quieto.

“Isso é normal da gente fazer em um curral. Poderia ter sido diferente? Poderia ter sido com mais paciência, às vezes não virar o pescoço e não puxar o rabo. Existem outras formas, mas não deve ter machucado o animal”.

‘Ele está bem’

O proprietário do boi afirma que o animal não sofreu nenhum ferimento e foi devolvido ao pasto no mesmo dia em que o vídeo foi gravado.

“Olhei para ver se tinha algum machucado, mas ele está bem. Ele estava no pasto e do pasto escapou para a divisa do clube. Veio um rapaz me avisar que ele tinha subido em cima do tobogã. Não acreditei. A gente foi atrás, levamos embora e me mostraram o vídeo dele na piscina”, diz Carlos Miguel Serante.

Depois de ser flagrado em cima do brinquedo aquático e viralizar nas redes sociais, o boi ganhou um nome sugestivo: Tobogã.

“Ele vai ficar aqui por causa do povo. O povo quer saber onde ele está. Está sendo a atração. Todo mundo quer conhecer”, diz Carlos.

G1