qui, 16 de janeiro de 2025

Home office entre casais: como não brigar com o parceiro/a quando os dois estão trabalhando de casa

58

Confira dicas para manter um relacionamento saudável (e o trabalho em dia) durante a quarentena.

Eu trabalho em casa e, no início do meu relacionamento, sempre me sentia culpada por trabalhar depois que meu namorado chegava, lá pelas 18h. Mas, quando ele começou a trabalhar como freelancer para complemento de renda, algumas das nossas noites e fins de semana se transformaram nosso apartamento em um coworking — uma grande vitória para mim, porque normalmente meu gato é meu único colega de trabalho.

Maaas trabalhar de casa com seu parceiro nem sempre é a experiência sexy e emocionante que Fifth Harmony mostrou ser. A menos, é claro, que seu trabalho seja fazer vídeos sobre trabalhadores gostosos da construção civil (e nesse caso: você está contratando?).

Como em qualquer escritório, trabalhar em casa com seu parceiro tem vantagens e milhão de desafios. Aqui está como aprendi – às vezes da maneira mais difícil – a manter o foco e a não odiar o meu parceiro quando ambos ficamos em computadores dentro da nossa quitinete.

1. Defina limites

Não faça o que eu fiz e finja que se incomoda quando seu parceiro transmite reuniões do Skype (ou assiste Friends), em volume alto, enquanto tenta responder a e-mails. Além disso, não trabalhe de maneira agressivamente passiva no banheiro para sugerir que você não está feliz com o barulho na sala de estar como eu. Um simples “Você poderia colocar fones de ouvido?” acaba sendo uma maneira eficaz de, quem sabe, convencer alguém a… usar fones de ouvido.

2. Selecione áreas privadas.

Sei que disse para não ficar no banheiro, mas há uma possível exceção. O banheiro é meu escritório quando nós dois precisamos falar em reuniões simultâneas. Parece que sofri os efeitos negativos da situação, mas, infelizmente, ele usa um computador de mesa que não pode ser transportado. Isso se tornou um problema apenas uma vez, quando tive uma reunião durante o jantar, mas ele compensou puxando uma mesinha, com uma tigela de macarrão, e colocando ao lado do meu sanitário/cadeira de escritório. É tudo uma questão de compromisso! Enfim, espero que você tenha quartos suficientes para não ter que fazer isso. Mas, se você estiver com pouco espaço, seja criativa. É possível instalar paredes físicas no seu escritório improvisado.

3. Criem um cronograma juntos

“Te encontro às 10:30 na cama” é uma frase comum espalhada pela minha casa. Claro, nós realmente não precisamos de um ponto de encontro quando estamos há 3 metros de distância, mas, escolher um momento em que ambos iremos parar, nos motiva a seguir em frente até então, em vez de fazer pausas periódicas que se tornam indefinidas. O mesmo acontece sabendo que há um aconchego nos esperando.

4. Descubra quando você pode e não pode ser multitarefas

De vez em quando, meu parceiro pede para colocar um programa na TV quando ainda há coisas que quero fazer, e não consigo recusar a oferta de assistir. Meu compromisso? Normalmente, eu tento ser “multitarefas” – o que geralmente significa realmente executar uma tarefa enquanto outra fica parada na minha frente. Nunca mais tentarei escrever um artigo enquanto uma série grita ao fundo. No entanto, fiquei agradavelmente surpresa ao descobrir que posso realizar trabalhos mais repetitivos, como o gerenciamento das redes sociais, com o algum streaming ligado. Agora, tento salvar esse tipo de tarefa para as noites de TV.

5.  Reserve um tempo para a solidão

Quando estou trabalhando em um projeto que exige muito pensamento e criatividade, fujo para um café ou o executo quando meu parceiro não está em casa. Consigo me concentrar quando ele está por perto a maior parte do tempo, mas, às vezes, só de ouvi-lo digitar, paro pra pensar no que ele está fazendo e perco um pouco a atenção. Quando uma tarefa exige muito de mim, me conheço bem o suficiente para entender que preciso ficar sozinha.

6. Marque compromissos

O que mais gosto nos dias comuns de trabalho em casa é que tenho um encontro e trabalho, simultaneamente. Pequenos gestos ao longo do dia dão uma guinada no humor do “escritório”. Às vezes, marcamos de sair e levo meu namorado às minhas cafeterias favoritas, peço para ele um lanche surpresa e ele me compra um segundo (ou terceiro) café gelado  quando percebe que o meu está acabando. Mesmo quando ficamos no apartamento, se fizermos café e doces um para o outro, nossos maçantes dias de trabalho ficam especiais. E isso é bom para o nosso relacionamento e para o nosso trabalho.

FONTE: Informações | revistaglamour.globo.com