Câmeras flagraram um grupo de oito homens caminhando pela área. Uma dessas pessoas para e coloca fogo no pasto. Mas logo em seguida, outro integrante do grupo apaga.
A central de monitoramento da Guarda Municipal de São José do Rio Preto/SP flagrou na madrugada desta segunda-feira (12) um homem ateando fogo no pasto seco na região do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).
O local foi atingido por um grande incêndio no mês passado e mobilizou equipes de bombeiros e da Defesa Civil.
De acordo com a Guarda, as câmeras flagraram um grupo de oito homens caminhando pela área. Uma dessas pessoas para e coloca fogo no pasto. Mas logo em seguida, outro integrante do grupo apaga.
Uma equipe da Guarda foi até o local e abordou o grupo, mas o rapaz que colocou fogo acabou fugindo. Um boletim de ocorrência foi registrado.
“Esse patrulhamento foi reforçado para inibir essa ação contra o meio ambiente, de pessoas irresponsáveis colocando fogo em mata e terrenos”, afirma Vitor Cornachioni, coordenador operação da Guarda.
Incêndio
No último dia 9 de setembro, uma queimada de grandes proporções também atingiu outra área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).
Equipes trabalharam ininterruptamente e conseguiram controlá-las somente na noite do dia 12 do mesmo mês.
Segundo a Polícia Ambiental, o fogo consumiu 93% dos 168,9 hectares da Estação Ecológica e 73% dos 277 hectares da Floresta do Noroeste Paulista.
O Ministério Público instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio, que é considerado a maior dos últimos anos por ter consumido 691,80 hectares de vegetação.
Animais foram flagrados fugindo das chamas. Um jabuti foi resgatado por uma equipe da TV TEM.
FONTE: Informações | g1.globo