Secretaria da Saúde promove encontro nesta segunda-feira (10) para compartilhar medidas de vigilância e controle.
Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde promove o Encontro Estadual com Gestores Municipais focado na prevenção à dengue, zika e chikungunya. O evento abre a 1ª Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti de 2020, que ocorre entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
Com base no tema “Desafios da vigilância e controle de Arboviroses – cenário 2020”, aproximadamente 200 Prefeituras poderão compartilhar suas experiências e participar de discussões sobre medidas de vigilância e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor das Arboviroses. O encontro será no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da USP , na avenida Dr. Arnaldo, 455, no bairro Cerqueira Cesar, na capital paulista.
“Este evento destaca a participação imprescindível das Prefeituras de SP no enfrentamento ao Aedes, por meio de ações de campo. Os municípios têm suas particularidades, mas, juntos, podemos criar estratégias efetivas para proteger a população das doenças transmitidas pelo mosquito”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
O encontro terá início às 10h, com encerramento às 15h, englobando palestras e mesas de debate sobre assistência ao paciente com suspeita de dengue e ações exitosas no combate ao Aedes (confira a programação abaixo). Autoridades da Saúde Estadual e das pastas municipais participam do evento, além de representantes do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).
A Semana de Mobilização contra o Aedes visa engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas em controlar a proliferação do mosquito.
Programação do Encontro Estadual:
- 9h às 9h30 – Recepção
- 10h – Abertura da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti
Mesa 1 – Panorama das Arboviroses Urbanas e Atenção ao Paciente com suspeita de dengue
- 10h30 – Cenário atual das Arboviroses no Estado de São Paulo – Marcos Boulos, superintendente da Sucen
- 11h – Organização dos serviços de saúde – Vivian Ailt, médica Infectologista da SMS-SP
- 11h45 – Discussão
- 12h às 13h – Intervalo para almoço
Mesa 2 – Interlocução entre Estado e Municípios: lições aprendidas em 2019
- 13h – Evitando óbitos: informações básicas para o manejo clínico da dengue (vídeoaula com Marcos Boulos)
- 13h30 – Experiência de São José do Rio Preto– Andreia Francesli Negri Reis, diretora da Vigilância em Saúde de Rio Preto
- 14h – Experiência de Bauru – Ezequiel Aparecido dos Santos, diretor da Vigilância Epidemiológica de Bauru
- 14h30 – Interlocução Estado/Municípios
- 15h30 – Encerramento
FONTE: Informações | Portal do Governo de SP