qui, 16 de janeiro de 2025

Governo do Estado anuncia vacinação contra Covid-19 nas escolas

image

Com autorização dos pais ou responsáveis, crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas nas escolas; em Rio Preto, Saúde e Educação vão definir como será o cronograma para imunização nos colégios

A vacinação infantil contra o coronavírus vai ser feita nas escolas entre os dias 19 e 25 deste mês em todo Estado de São Paulo. Será a “Semana E”, que vai contar com adesão de Rio Preto, garante o secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim. O cronograma e as unidades que terão a vacinação, porém, ainda não foram definidas.

A cidade imunizou 20.229 crianças, o que totaliza 57,85% de cobertura vacinal, abaixo do percentual estadual, que está em 60% – são 2,4 milhões de aplicações da primeira dose, segundo dados do Vacinômetro desta quarta-feira.

Borim afirma que a Prefeitura de Rio Preto já estudava partir para a vacinação das crianças nas escolas, porque a Secretaria de Saúde tinha constatado a queda gradual de procura pelos imunizantes nos postos.

“Ótimo (a ‘Semana E’). Nós já estávamos programando esta ação pelo município. Esta decisão do Estado vem ao encontro do achamos que deve ser feito no momento”, diz o secretário. As pastas de Saúde e de Educação ainda estão definindo como será a busca ativa de crianças para vacinação da Covid.

Um dos diagnóstico da Saúde sobre o ritmo mais lento da vacinação aponta que há insegurança dos pais, criada pelas fakes news distribuídas por redes sociais sobre a eficácia dos imunizantes – como ocorre com todas as vacinas, as que são aplicadas contra a Covid têm a eficácia e a segurança aprovadas pela Anvisa.

O anúncio da nova etapa da vacinação infantil foi feito nesta quarta-feira, 16, pelo governador João Doria (PSDB). Os municípios que aderirem poderão vacinar as crianças sem burocracia, com apenas um documento de concordância dos pais ou responsáveis, que não precisarão estar presentes no momento da imunização. O termo já foi disponibilizado aos 645 municípios e poderá ser enviado aos pais e responsáveis nas escolas que aderirem a iniciativa.

Durante esta semana, os municípios poderão montar postos volantes de vacinação nas escolas municipais, estaduais e privadas, de acordo com a realidade local. A Secretaria de Estado da Educação irá disponibilizar as escolas neste período para que as equipes de vacinação dos municípios possam ampliar suas estratégias de vacinação.

“É fundamental que os municípios façam a busca ativa das crianças a serem vacinadas, assim ampliaremos a cobertura e a proteção de toda a população. As escolas sempre foram grandes aliadas da vacinação e mais uma vez serão um diferencial para alcançarmos a nossa meta de vacinação”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI).

Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br