qua, 15 de janeiro de 2025

Golpes financeiros atingem 40% dos brasileiros, diz pesquisa

2

Pesquisa divulgada pela Serasa Experian mostrou que quase 40% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros uma vez na vida e 56% temem cair em alguma fraude; cuidados são fundamentais

Uma pesquisa divulgada pela Serasa Experian mostrou que quase 40% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros pelo menos uma vez na vida. A principal fraude está relacionada com os cartões de crédito, porém com o avanço da tecnologia — e dos golpes — vários outros têm tirado o sono dos consumidores.

O estudo feito pela Serasa mostrou que o golpe mais temido é a clonagem do cartão, com 46%, enquanto em segundo lugar está a abertura de conta bancária e dados vazados, com 38%. Em terceiro lugar nas fraudes em que os brasileiros têm mais medo está os empréstimos e financiamentos com seus dados, com 35%.

Para a advogada Adriana Cansian, especialista em defender pessoas que sofrem golpes, é muito importante que qualquer operação, ainda mais pela internet, seja feita com todo cuidado. “Fundamental a verificação minuciosa da veracidade do site no qual os dados estão sendo inseridos e da idoneidade da loja. A lei estabelece as empresas manterem um canal de atendimento proativo e o endereço de uma das lojas físicas”, afirma.

A advogada explica que, ao cair em um golpe, a primeira coisa a se fazer é procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência. “Fundamente com todos os documentos que houver da compra e, dependendo do valor, ajuizar uma ação, seja no Juizado Especial Cível ou mesmo na Justiça Comum”, diz.

A pesquisa também apontou que 56% dos brasileiros têm medo de cair em uma fraude. Adriana explica que, dependendo da sofisticação do golpe, é muito difícil reaver o dinheiro, mesmo com ação judicial. “Há casos em que é possível reaver o valor perdido, mas isso dependerá em grande medida do tipo de ferramenta ou mesmo de outras ações que foram realizadas pelos criminosos”, diz.

O analista de redes e segurança Rodrigo Eutimio, que trabalha na Uzzi Tecnologia, afirma que uma maneira de evitar as fraudes por WhatsApp é adotar a verificação em duas etapas. “A autenticação em duas etapas adiciona uma camada extra de segurança à sua conta. Ela exige que você configure um código de seis dígitos que será solicitado sempre que você configurar sua conta em um novo dispositivo”, afirma.

Golpes com cartão são os mais temidos

A pesquisa mostrou que apesar de os novos golpes, como do WhatsApp e do Pix, estarem chamando atenção, os brasileiros têm mais medo de quando acontece algo com o cartão de crédito.

O analista explica que no ambiente digital os consumidores estão mais vulneráveis à clonagem de cartão em compras por acharem ser um ambiente ‘seguro’. “Os vazamentos de dados são um problema e é importante usar senhas fortes e diferentes para cada conta e a autenticação de dois fatores. O fundamental é duvidar de e-mails ou mensagens suspeitas e não clicar em nada que possa gerar vírus no celular ou computador”.

Dicas para evitar golpes

1 Desconfie de links ou mensagens maliciosas mesmo quando enviados por pessoas conhecidas.

3 Números de WhatsApp e páginas oficiais nas redes sociais apresentam um selo de verificação localizado ao lado do nome do contato. Fique de olho!

5 Configure as configurações de privacidade em suas redes sociais para que apenas pessoas que você conheça possam ver suas informações. Assim ninguém copiará sua foto!

Marcos Lavezo

Especial para o Diário