Onda de frio deve ser a pior de todo o inverno. Há possibilidade de geada no estado e máximas na capital podem ficar abaixo dos 15°C na quinta (29) e na sexta (30), com mínimas de até 3°C. Por causa do frio, Prefeitura de SP montou operação de emergência com 5 tendas para atender a população de rua.
A frente fria histórica que deve chegar à cidade de São Paulo nesta semana já começa a derrubar as temperaturas a partir da noite desta terça-feira (27) e a madrugada da quarta (28), segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o órgão, entre o final da noite desta terça e, principalmente, ao longo da quarta, o tempo deve ficar encoberto com chuvas ocasionais, e a temperatura máxima não deve passar dos 15°C.
A mínima na noite de quarta deve chegar aos 9°C, segundo os meteorologistas do instituto.
Sul do país pode ter neve já nesta quarta-feira
Durante a quinta-feira (29), as nuvens diminuem, mas ainda haverá momentos de céu nublado e com condições de possíveis geadas isoladas na região metropolitana de São Paulo ao amanhecer.
Por causa da queda brusca das temperaturas na cidade nesses próximos dias, a Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça uma operação de emergência com cinco tendas de acolhimento espalhadas pela cidade para atender a população em situação de rua.
A previsão da administração municipal é fornecer 5.000 pratos de sopa por noite e distribuir 3,2 toneladas de agasalhos e cobertores oferecidos numa parceria com a Cruz Vermelha.
Veja os locais das tendas:
- Praça da Sé;
- Praça Princesa Isabel (Luz);
- Praça Barão de Tietê (Mooca);
- Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro);
- Praça Miguel Dell’erba (Lapa).
As tendas terão atendimento médico e ônibus disponíveis para quem quiser pernoitar nos centros de acolhida da capital, segundo informações da Secretaria de Assistência Social (SMADS).
Previsão para a semana
Pedestres se protegem do frio na Ponte da Cidade Universitária, em São Paulo, em foto de arquivo de 17 de junho de 2021 — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A onda de frio que pode ser a pior de todo o inverno deve atingir a cidade de São Paulo a partir desta quarta (28), derrubando as temperaturas e trazendo possibilidade de geada até mesmo na região metropolitana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as menores temperaturas na região Sudeste serão:
- na quinta (29) e na sexta-feira (30), com temperaturas negativas, entre -2°C e -3°C, na Serra da Mantiqueira;
- na região metropolitana da capital, as máximas devem ficar abaixo de 15°C e a mínima pode ser de 3°C na quinta-feira;
- na sexta-feira (30), tem previsão de geada, que se entende por todo o estado de São Paulo, segundo alerta do Inmet.
- G1