qua, 15 de janeiro de 2025

Fome e saciedade: você sabe qual é a sua fome do momento?

fome

Saiba diferenciar diferentes tipos de fome de acordo com cada situação.

Você sabe as diferenças entre comer fisiológico e comer emocional? A saciedade é uma sensação relacionada à satisfação quando terminamos de comer, contudo, ela vai além de uma refeição. O controle do sistema límbico acontece no hipotálamo, local no cérebro que controla as funções endócrinas, viscerais e autonômicas, também relacionado a regulação da fome e saciedade.

A regulação da saciedade acontece em um centro cerebral. O centro de saciedade é ativado a medida que eleva-se o nível de glicose no sangue. O sistema límbico influencia o controle da fome e, com isso, na escolha alimentar e nas alterações de comportamento.

O equilíbrio energético, chamado de homeostase, é controlada por diversas substâncias, como os hormônios leptina e insulina, responsáveis por controlar a quantidade de glicose circulante e a necessidade de consumo alimentar.

Quais as diferenças de cada tipo de fome de acordo com cada momento?

Fome fisiológica

É a necessidade de ingerir nutrientes para suprir as funções fisiológicas. Chamada de fome real, é aquela que vem acompanhada de estômago realizando barulhos, queda de concentração, fadiga e cansaço.

Fome social

Se relaciona à vontade de comer em momentos onde há reunião familiar, como amigos ou em confraternizações sociais. Aquela sensação de vontade de comer doces em festas infantis ou ir ao cinema para come pipoca.

Fome emocional

A fome que se relaciona com uma situação emocional específica, seja ela boa ou ruim. É quando você compensa um momento de ansiedade, alegria, angústia. Muitas vezes, essa fome é relacionada a alimentos doces e ricos em farinhas brancas.

Fome específica

Um combinação entre fome fisiológica e fome emocional, a fome específica é quando você sente vontade de comer algo específico. Geralmente, acontece com alimentos preferidos da pessoa ou relacionado a lembranças no paladar, como infância, etc.

Aprender a dissociar o tipo de fome é a chave para modular o comportamento alimentar e o equilíbrio nutricional!

FONTE: Informações | G1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora do canal de nutrição “5 minutos de nutrição”