qui, 16 de janeiro de 2025

Fisioterapeutas participam de qualificações sobre neonatologia 

Curso

Foram dois eventos, realizados no Hospital da Criança e da Maternidade de São José do Rio Preto. 

O setor de Fisioterapia da Santa Casa de Votuporanga não para, pensando sempre adquirir conhecimentos. No final de semana, os profissionais participaram do Workshop em Cuidados Respiratórios no Período Neonatal na sexta-feira (16/8) e do II Simpósio de Neonatologia, no sábado (17/8), realizados no Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto. 

O Workshop foi conduzido pelo Dr. Milton Harumi Miyoshi, referência no assunto à nível nacional. Estavam presentes no evento os fisioterapeutas: Camila Chiaparini Furlan (coordenadora do serviço) e Renata S. C. Bortolozo, ambas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal – e Luciano H. Cegana (do Hospital Geral). 

O curso foi uma atualização baseada nas últimas evidências científicas e melhor compreensão da fisiologia no que se refere à ventilação do recém-nascido de alto risco em sala de parto e também na UTI Neonatal. 

Já no sábado (17/8), ocorreu o II Simpósio de Neonatologia, onde foram debatidos diversos temas inerentes aos cuidados. Dentre os assuntos principais: Ventilação Mecânica, Nutrição, Infecção e Qualidade de Vida em UTI Neonatal e Pós-alta. Participaram da qualificação: Camila Chiaparini Furlan, Renata S. C. Bortolozo, Larissa André e demais colaboradoras da equipe de enfermagem da UTI Neonatal: as enfermeiras clínicas Juliana de Souza e Ruth Félix; Flávia Viana (enfermeira assistencial), Priscila Santos (técnica de Enfermagem), além de Luciano H. Cegana. 

Camila destacou a importância das capacitações para as rotinas hospitalares.   “Conhecimento não se trata apenas daquilo que você aprendeu, mas sim da forma como você coloca em prática tudo o que adquiriu. Sendo assim, estamos sempre na busca constante por novos conhecimentos e troca de experiências, afim de prestar em nosso serviço uma assistência de excelência, baseada em evidências para os nossos pequeninos”, finalizou.