qua, 22 de janeiro de 2025

Filha soube da morte do pai que caiu da escada de avião ao chegar a aeroporto para se encontrar com ele

Marco Antonio D’amico, de 67 anos, morreu no domingo (19), em São José do Rio Preto (SP). Bombeiro que participou do socorro diz que encontrou homem em parada cardiorrespiratória. Causa da queda na escada é investigada.

A filha do passageiro que caiu da escada durante o desembarque do avião soube da morte do pai quando chegou ao aeroporto para se encontrar com ele. A informação foi confirmada ao g1 pela família dela. O incidente ocorreu no domingo (19), em São José do Rio Preto (SP).

Ao g1, os familiares, que preferiram não se identificar, lembraram que Marco Antonio D’amico, de 67 anos, avisou que havia chegado a Rio Preto e que iria desembarcar. Contudo, no aeroporto, a filha foi avisada por uma funcionária da companhia aérea sobre o incidente.

“A filha foi surpreendida com a notícia. Ela correu para a pista e presenciou a tentativa de reanimação sem sucesso e pôde observar o ferimento na cabeça e sangue devido à queda”, conta a família.

Marco Antonio D'amico morreu no aeroporto em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/Facebook

Marco Antonio D’amico morreu no aeroporto em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/Facebook

Os familiares ainda revelaram que não acreditam que Marco Antonio tenha passado mal antes da queda, uma vez que o idoso não tinha problemas no coração e fazia check-ups anuais para cuidar da saúde. Por isso, disseram que é possível que Marco tenha perdido o equilíbrio ao descer da escada.

“Essas escadas de desembarque são íngremes e sem acessibilidade, desconfortáveis e nem um pouco adequadas para uma pessoa descer carregando objetos ou malas. A gente só quer que tomem mais cuidado com essas escadas, que muita gente tem muita dificuldade. Que não aconteça nunca mais com ninguém”, lamenta a família.

O delegado responsável pela investigação, Marcelo Ferrari, informou que investiga se o passageiro teve uma parada cardiorrespiratória antes ou depois da queda. A Polícia Civil agora aguarda o laudo necroscópico e o laudo do local da queda para comprovar a causa da morte e liberar o corpo para a cremação. A ocorrência foi registrada como morte suspeita.

Aeroporto de São José do Rio Preto (SP) — Foto: Heloísa Casonato/g1/Arquivo

Aeroporto de São José do Rio Preto (SP) — Foto: Heloísa Casonato/g1/Arquivo

De acordo com o boletim de ocorrência, os bombeiros encontraram o passageiro em parada cardiorrespiratória após cair da escada. Conforme uma testemunha, ele também bateu a cabeça contra o solo.

Acionado, o Corpo de Bombeiros do aeródromo fez os procedimentos de reanimação, mas o passageiro morreu no local. À reportagem, um dos bombeiros responsáveis pelos primeiros socorros, Gustavo Amaral, relatou ter visto vestígios de sangue próximo ao passageiro no chão.

“Não tem como saber exatamente o motivo do sangramento, somente a perícia irá dizer, assim como o que levou ele a cair da escada, se foi um infarto, AVC, desmaio, tropeço ou algum outro quadro clínico que evoluiu para o trauma”, comentou Gustavo.

O corpo de Marco Antonio foi velado na segunda-feira (20), na Capela Prever, em Rio Preto.

Conforme apurado pela reportagem, o Airbus A320 operava o voo 3082 da Latam Airlines Brasil, no qual estava Marco Antonio. A aeronave decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 17h35, e pousou em Rio Preto às 18h25.

Aeronave retornou para São Paulo com 2h30 de atraso  — Foto: Gustavo Amaral/Arquivo pessoal

Aeronave retornou para São Paulo com 2h30 de atraso — Foto: Gustavo Amaral/Arquivo pessoal

O que diz a concessionária que administra o aeroporto

Em nota, a concessionária Aeroportos Paulistas (ASP), que administra o terminal, informou que realizou o atendimento e o que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado no mesmo momento.

Contudo, disse que, apesar dos esforços de reanimação, o passageiro já estava sem sinais vitais. A ASP lamentou o ocorrido e expressou condolências aos familiares e amigos da vítima.

O que diz a Latam

À reportagem, a Latam se solidarizou com os familiares do passageiro que morreu durante o desembarque do voo LA3082 (São Paulo/Congonhas-São José do Rio Preto) no domingo (19) e reiterou a necessidade de aguardar as comunicações oficiais das autoridades sobre o real motivo do falecimento.

A companhia informou, ainda, que solicitou assistência imediata do aeródromo e do Samu na localidade no momento do ocorrido. Como consequência, o voo LA3087 (São José do Rio Preto – São Paulo/Congonhas) programado para às 19h05 decolou às 21h36 (hora local), e foi oferecida a assistência necessária aos passageiros afetados por este atraso.

Compartilhe!