Após cerca de três anos de negociação, será instalado em Fernandópolis um pátio do Detran – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – que irá receber carros abandonados que foram recolhidos na cidade e na região. Segundo a última estimativa, em 2019, a cidade tinha mais de 200 veículos abandonados nas ruas.
De acordo com o secretário de trânsito e transporte, Ederson José da Silva, os principais motivos de abandono de carros são o acúmulo de documentos vencidos, falta de manutenção e mecânica. “O proprietário não paga ou não realiza a manutenção e vai deixando. O problema só aumenta e o carro abandonado acaba se deteriorando na via pública”, destaca.
Com a instalação do pátio, os proprietários desses veículos serão notificados e terão um prazo para retirá-los da via pública. “Após esse período, o guincho será acionado e o carro será levado para o pátio do Detran, onde irá permanecer por um período. Caso o proprietário não apareça para retirar, o mesmo será leiloado ou sucateado”, explica o secretário. De acordo com Ederson, para retirar o veículo do pátio, será necessário pagar as custas do guincho e de estadia no local.
O pátio irá receber veículos recolhidos em Fernandópolis e algumas cidades vizinhas. Segundo o secretário, a previsão é que entre em funcionamento a partir da segunda quinzena de janeiro de 2022 ou início de fevereiro. “Ainda temos que elaborar a lei, que deverá passar pela aprovação da Câmara e também o levantamento de uma área para instalação”, completa Ederson.
TVC