Nesta terça-feira, 15, três familiares de presos denunciaram ao Diário que, durante visita no último fim de semana, não havia água sequer para beber
Além da superlotação, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto enfrenta problema de falta de água. Nesta terça-feira, 15, três familiares de presos denunciaram ao Diário que, durante visita no último fim de semana, não havia água sequer para beber.
“A água é liberada por apenas uma hora, ainda de madrugada, para os presos tomarem banho. Depois fica o dia todo com as torneiras secas”, disse uma mulher.
Outra mulher relatou situação precária de higiene, sem água para dar descarga nos sanitários. Atualmente o CPP abriga 2.084 homens, 1.005 acima da capacidade, que é de 1.079 reeducandos.
O problema se agrava pelo risco de contaminação pela Covid-19, já que sem água não é possível cumprir os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Saúde
As familiares disseram que no domingo, 13, não havia água para beber e que a população carcerária se hidratou com suco e refrigerante levados pelas visitas.
“A privação da liberdade já é o sofrimento para quem comete um crime, mas a falta de condições dignas durante o cumprimento da pena não pode ser tolerado. É desumano”, disse uma das denunciantes.
Elas não quiseram se identificar temendo consequências para os familiares presos.
O promotor José Márcio Rossetto Leite, que atua como fiscalizador dos presídios na região de Rio Preto, disse que vai comunicar a promotoria do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) para que providências sejam tomadas.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) nega falta d’água. “Durante o fim de semana, houve um problema com duas bombas da Estação de Tratamento de Esgoto da unidade. Por conta disso, foi necessário em alguns períodos fechar o registro geral para evitar vazamentos de esgoto, mas as caixas d’águas das celas estavam cheias, sendo constantemente monitoradas e sempre que necessário era restabelecido o fornecimento de água. Hoje (terça), 15, o registro foi aberto sem interrupções no fluxo e as bombas da estação de tratamento de esgoto serão substituídas amanhã (quarta), 16.
Joseane Teixeira – diarioweb.com.br