Feira educacional foi realizada no Villa Conte com extensa programação de atividades gratuitas e palestras pagas
A segunda edição da Expoeducare, considerada maior feira educacional do interior do estado de São Paulo, reuniu em São José do Rio Preto (SP) um público de três mil pessoas de 12 estados brasileiros, entre participantes, palestrantes e expositores. Foram dois dias de programação e imersão com palestras, apresentações culturais, visitas ao pavilhão de estandes, workshops, oficinas práticas e rodas de conversa.
Estiveram presentes professores, gestores, secretários e lideranças da área educacional de mais de 300 municípios do País. Com o tema “Educação e Tecnologia em suas Relações Afetivas de Aprendizagem”, a Expoeducare 2024 trouxe a Monja Coen pela primeira vez em um evento no Noroeste Paulista. Rossandro Klinjey, Emília Cipriano, Regina Shudo, Cléber Fabiano, Luciana Brites, Diogo Almeida e as fundadoras da SOS Educação, Taís Bento e Roberta Bento também compartilharam conhecimento e experiências em suas áreas de atuação.
Um dos destaques desta segunda edição foram os workshops gratuitos que abordaram os seguintes temas: “Percussão Afro-brasileira”, “Canto Coral Africano”, “Vivendo a Sociedade 5.0”, “Autocuidado com Aromaterapia”, “Narrativas Digitais utilizando Storytelling”, “Desvendando Fake News com Inteligência Artificial (IA)”, “Visagismo: dicas para elevar a autoestima e o autoconhecimento”, “LabSenac – Inovação na prática”, “Café com Projeto de Vida”, “Família/Escola: laços que favorecem a competência do ler e escrever” e “Autismo na sala de aula: recursos que fomentam a inclusão”.
Segundo o CEO e fundador da Expoeducare, Antônio Câmara, o evento foi um sucesso e atingiu o objetivo de discutir o futuro da educação, apresentando inovações e soluções que facilitam o ensino em todas as etapas, desde a educação básica até o ensino superior. “Durante esses dois dias de feira educacional com palestras e inúmeras atividades multiculturais e socioeducativas gratuitas conseguimos compartilhar experiências, informações e, principalmente, refletir e dialogar sobre as questões de políticas públicas relacionadas à qualidade do ensino brasileiro. Promovemos a troca de experiências para a conquista de um ensino mais moderno, humanizado e tecnológico para todos”, enfatizou.
A Expoeducare foi promovida pela marca Educare, que conecta pessoas de diferentes estados brasileiros em prol da educação. A Comissão Organizadora da Expoeducare contou com a Ferraz Eventos e Treinamentos, Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Educare: Educação Transformadora e Suíte Marketing.
A Editora Brasil Cultural foi a patrocinadora master da Expoeducare 2024. A patrocinadora diamante foi a Sênior Editora. A patrocinadora ouro foi a Saber e a patrocinadora prata foi a Altbit – Locação de Tecnologia. Entre as demais empresas e entidades parceiras estavam: Acirp, AMA, Educa, Griô Educacional, Maker Robotics, Universitário Sistema Educacional, Universos Editora e Moderna Editora. O evento contou com ampla praça de alimentação coberta, reunindo a gastronomia de vários países, por meio de food trucks. Hotéis de Rio Preto e região, além de restaurantes e shoppings, ficaram lotados por conta da segunda edição da feira educacional. Tanto que a Expoeducare fortaleceu a sua característica de fomentar e alavancar o turismo de negócios.