O USS Grunion se perdeu no fundo do mar quando retornava de uma missão na Segunda Guerra Mundial: 70 marinheiros morreram.
Perdido por quase 80 anos no fundo do mar, o submarino USS Grunion foi localizado próximo a um conjunto de ilhas no Alasca, no norte do Oceano Pacífico. A embarcação norte-americana estava a 820 metros de profundidade e foi encontrada com o auxílio de equipamentos não-tripulados que conseguiram detectar os rastros do submarino, além de registrar informações que ajudaram na criação de imagens em três dimensões.
A descoberta foi realizada pelo grupo Lost 52 Project, que realiza buscas dos 52 submarinos da época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que ainda estão perdidos. O USS Grunion enfrentou problemas quando retornava para a sua base após realizar uma missão de patrulha da costa norte-americana e se perdeu dos radares do comando militar dos Estados Unidos: no dia 5 de outubro de 1942, o submarino foi declarado perdido. De acordo com os registros, 70 marinheiros morreram no incidente.
Antes de se perder no fundo do mar, o USS Grunion realizou operações de suporte a vítimas de um navio de transporte dos Estados Unidos que fora vítima de um torpedo alemão. Em junho de 1942, a embarcação foi enviada para a costa do Alasca, para interceptar possíveis embarcações da Marinha Imperial Japonesa: dois barcos de patrulha inimigos foram afundados pelo submarino.
Em outubro do ano passado, o Lost 52 Project realizou buscas na região do norte do Pacífico em busca da embarcação. Com auxílio de sonares de varredura e de instrumentos de geofísica marinha, os pesquisadores encontraram os destroços do submarino.
De acordo com investigação realizada pelo governo dos Estados Unidos, o USS Grunion sofreu um acidente irreversível após apresentar uma falha no sistema de lançamento dos torpedos. Documentos divulgados posteriormente pela Marinha do Japão afirmam que embarcações imperiais não atacaram a embarcação norte-americana, reforçando a tese do acidente.