qua, 15 de janeiro de 2025

Ex-advogado é preso por entregar droga a detento na região

advogado_andersonribeiro-2868499

O ex-advogado rio-pretense Anderson Rossignoli Ribeiro já tinha sido condenado pela 2ª Vara Criminal de São José do Rio Preto/SP a seis anos e meio de prisão por tráfico de drogas.

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (15), em Diamantino/MT, o ex-advogado rio-pretense Anderson Rossignoli Ribeiro acusado de entregar droga para um cliente que estava detido na carceragem da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São José do Rio Preto/SP, em 2012. Ele já tinha sido condenado pelo juiz Luiz Guilherme Pião, da 2ª Vara Criminal de Rio Preto a seis anos e meio de prisão por tráfico de drogas, mas aguardava o julgamento do recurso em liberdade.

Os policiais de Diamantino prenderam o advogado com base em informações fornecidas pela DIG de Rio Preto.

Segundo investigações da DIG de Rio Preto, os carcereiros teriam desconfiado do comportamento do então advogado na época durante as visitas a um cliente. Assim que ele concluiu sua visita de rotina, os carcereiro revistaram o detento e encontraram 2,7 gramas de cloridrato de cocaína, escondidos na cueca do preso.

Ribeiro já tinha sido flagrado por agentes penitenciários em 2010, dentro da Penitenciária de Irapuru/SP, com componentes de aparelhos celulares escondidos nas solas dos seus sapatos, mas como era um crime considerado menos grave, foi liberado após assinar um termo circunstanciado.

Além disto, em 2008, Ribeiro já tinha sido preso pela Polícia Federal em Rio Preto, na Operação Aracne, que investigou um megaesquema de tráfico de drogas comandado por uma facção criminosa que atua em presídios, nos Estados de São Paulo e Mato Grosso.

Durante depoimento, Ribeiro alegou que era representante de uma cooperativa de vans da Capital que estava prestes a começar prestar serviço em Rio Preto. Por este crime, o advogado denunciado pelo Ministério Público por associação ao tráfico.

O delegado da DIG de Rio Preto, Alceu Lima de Oliveira Júnior, o advogado deve ser trazido nos próximos dias para região para cumprir pena no sistema prisional paulista.

FONTE: Marco Antônio dos Santos | Diário da Região