A 2º edição da Expoeducare enfatiza também a importância dos vínculos afetivos entre os alunos e profissionais de educação
O tema da segunda edição da Expoeducare será “Educação e Tecnologia em suas Relações Afetivas de Aprendizagem”. O evento educacional, considerado um dos maiores do segmento no interior do estado de São Paulo, será realizado nos dias 10 e 11 de abril, em uma megaestrutura montada no Villa Conte, em Rio Preto.
“A Expoeducare traz à tona essa temática relacionada às tecnologias educacionais e as suas relações afetivas de aprendizagem, principalmente, porque na atualidade a tecnologia tem ditado as metodologias mundiais usadas dentro das salas de aulas, tanto de escolas públicas quanto privadas. É preciso discutir a efetividade dessas tecnologias sob duas óticas: o quanto interferem na rotina de uma escola, por meio do uso da internet, lousas digitais, tablets e laboratórios de informática, e o quanto refletem nas relações afetivas entre professores, alunos e profissionais da educação”, afirma Marcelo Batista, que é o coordenador executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE) e um dos apoiadores da iniciativa.
Realizada em formato dinâmico, a Expoeducare propõe também reflexões sobre tudo o que impacta o presente e dita o futuro do processo da educação. “Plataformas digitais, realidade virtual, inteligência artificial e até educação financeira são assuntos que desafiam à educação, que deve ser cada vez mais imersiva e, ao mesmo tempo, integrada com habilidades socioemocionais e de protagonismo no processo de aprender”, disse.
Outro objetivo da Expoeducare, segundo o coordenador executivo do ADE, é aprimorar o conhecimento dos profissionais da educação com vivências e apresentação de cases sobre o quanto o aluno deve protagonizar o processo ensino-aprendizagem. “O evento educacional também promove a troca de experiências para a conquista de um ensino mais moderno, humanizado e tecnológico para todas as crianças. Vamos propor também debates sobre como reter a atenção dos alunos em um mundo cheio de estímulos e informações, para continuarmos mudando gerações por meio da educação”, enfatizou.
Parte da programação da Expoeducare é gratuita. Já o pacote, que dá direito às palestras e certificação, custa R$ 299,90/por pessoa (valor voltado a escolas de municípios que compõem o ADE Noroeste Paulista e a AMA). Já para o público em geral (escolas particulares, rede estadual e outros municípios), o pacote está R$ 349,90/por pessoa. Grupos com mais de 10 pessoas têm descontos especiais. Para comprar, basta acessar o site www.expoeducare.com.br.
Sobre a Expoeducare
A Expoeducare é um evento de formação e aperfeiçoamento dos profissionais da área educacional que apresenta perspectivas teóricas e práticas sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre as principais novidades tecnológicas do segmento.
Nesta segunda edição da feira educacional, serão 48 horas de programação com palestras, estandes, workshops, oficinas e rodas de conversa. Além da Monja Coen, uma das maiores líderes espirituais do Brasil, estão confirmadas palestras de Diogo Almeida, Regina Shudo, Luciana Brites, Cléber Fabiano, Rossandro Klinjey e representantes da SOS Educação.
A expectativa da organização é receber mais de cinco mil pessoas entre professores, gestores, secretários e lideranças da área da educação de mais de 350 municípios. Mais de 40 expositores vão apresentar novas tecnologias e soluções metodológicas no processo de alfabetização.
A Editora Brasil Cultura é a patrocinadora master oficial da Expo Educare 2024. O evento conta, até o momento, com as seguintes empresas e entidades parceiras: Sebrae, Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), Ferraz Eventos, Altbit – Locação de Tecnologia, Educa, Griô Educacional, Maker Robotics, Saber, Sênior Editora, Universitário Sistema Educacional, Universos Editora, Moderna Editora e Brasil Cultural Editora.