EUA afirmam que destruíram drone do Irã; Teerã diz não ter informação do caso 

Região é a mesma onde militares iranianos destruíram equipamento norte-americano há quase um mês. 

Nesta quinta-feira (18), o governo dos Estados Unidos afirmou que militares norte-americanos destruíram um drone do Irã, no Estreito de Ormuz. O governo iraniano, porém, afirmou não ter informação sobre a perda do equipamento. 

De acordo com o presidente Donald Trump, o navio USS Boxer abateu a aeronave não tripulada, que estava a quase um quilômetro de distância da embarcação. Segundo Trump, a distância ameaçava a embarcação norte-americana e os controladores do equipamento não responderam aos alarmes. 

Entretanto, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, afirmou que o país não tem informação sobre o caso. “Nós não temos informação de que perdemos um drone hoje”, afirmou Zarif a jornalistas. 

Ainda no discurso desta quinta-feira, Trump alertou que outros países devem proteger seus respectivos navios na região e pediu que a comunidade internacional condene o Irã. 

Crise no Golfo 

Há quase um mês, o Irã derrubou um drone dos EUA também no Estreito de Ormuz. O governo iraniano alega que o aparelho invadiu o espaço aéreo do país, o que os norte-americanos negaram. 

A ação quase levou a um conflito armado entre os dois países. Trump afirmou ter voltado atrás da ideia de atacar o Irã minutos antes de iniciar a ofensiva para “evitar mortes”. 

O Estreito de Ormuz, onde houve ambos os incidentes com drones, é uma passagem importante na rota de petroleiros que saem do Oriente Médio. Na mesma região, também no mês passado, um ataque a dois petroleiros acirrou a crise entre EUA e Irã. 

A relação entre os dois países – que já não é positiva – piorou neste ano com a retomada do programa nuclear iraniano após o governo de Trump deixar o acordo firmado com Teerã para evitar o enriquecimento de urânio. 

Petroleiro apreendido 

A destruição do drone ocorreu no mesmo dia em que o Irã anunciou a apreensão de um petroleiro estrangeiro acusado de contrabandear combustível no Golfo Pérsico, de acordo com a televisão estatal. 

A embarcação estrangeira contrabandeava um milhão de litros de combustível na Ilha Laraque do Golfo, segundo a emissora. 

Não foi divulgado qual país é o proprietário da embarcação ou a nacionalidade da tripulação. Porém, o navio parece ser um petroleiro dos Emirados Árabes Unidos que desapareceu de rastreadores em águas territoriais iranianas no fim de semana, de acordo com a Associated Press. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password