Atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
O estoque do Banco de Leite de Votuporanga (SP) está 90% abaixo do ideal, de acordo com a instituição coordenada pela Secretaria da Saúde do município.
Por isso, mães que estão em fase de amamentação podem colaborar com a unidade, que oferece serviço gratuito de aleitamento materno e executa a coleta, pasteurização e controle de qualidade do alimento destinado aos recém-nascidos.
Semanalmente, um colaborador do Banco de Leite vai até a casa da doadora para buscar o leite armazenado. Também é feita a orientação sobre a extração, armazenamento, além de oferecer frascos esterilizados e bomba extratora.
Quem pode doar leite humano?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Porém, as doadoras precisam se atentar às medidas de higiene para garantir a qualidade do leite que será destinado aos recém-nascidos. Para isso, é importante seguir as recomendações:
- Coloque máscara sobre o nariz e a boca;
- Utilize touca ou um lenço para cobrir os cabelos;
- Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão;
- Lave as mamas apenas com água;
- Seque as mãos e as mamas com toalha limpa;
- Escolha um local confortável, limpo e tranquilo para realizar a coleta;
- Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa;
- Evite conversar durante a retirada do leite.
Serviço
O atendimento do Banco de Leite é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O órgão está localizado ao lado do Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na Rua Antônio Galera Lopes, 2.630.
O telefone para mais informações é o (17) 3421-9499 e pelo WhatsApp (17) 99702-5112.