qui, 16 de janeiro de 2025

Estado de SP ultrapassa 700 mil casos de coronavírus

558

Nesta segunda, 47 novas mortes foram registradas, chegando ao total de 26.899 em decorrência da doença. Governo estadual mudou critério para contagem de óbitos na quinta (13), seguindo orientação do Ministério da Saúde.

O estado de São Paulo registrou 2.932 novos casos de coronavírus em 24 horas nesta segunda-feira (17), chegando ao total de 702.665 desde o início da pandemia. O número de casos inclui resultados positivos em exames laboratoriais para Covid-19, tanto do tipo rápido, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto do tipo que analisa a presença do vírus no organismo – o chamado exame RT-PCR.

Também foram registradas nesta segunda, 47 novas mortes em 24 horas, o que eleva o total no estado para 26.899 desde o início da pandemia. Na última quinta-feira (13), o governo de São Paulo mudou o critério para a contagem de mortos seguindo uma orientação do Ministério da Saúde.

As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras.

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e corrige as diferenças das notificações, é de 250 óbitos por diaO índice está acima de 200 mortes por dia há 81 dias consecutivos no estado. A estabilidade de mortes em um valor tão alto é chamada de platô e preocupa especialistas.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

  • 47 novas mortes
  • 2.932 novos casos

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

  • 26.899 mortes
  • 70.2665 casos confirmados

Internações e ocupação de UTIs

Nesta segunda, a taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) se manteve igual à registrada no domingo (16) com índices de 57,4%% no estado e 55,5% na Grande São Paulo.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 no estado se manteve estável em 11.257, sendo 4.800 em UTI e 6.457 em leitos de enfermaria. No domingo, eram 5.371 em unidades de terapia intensiva (UTI) e 7.206 em enfermaria.

Mudanças na contagem de mortes

Segundo informou a Secretaria Estadual da Saúde na quinta-feira (13), ocorreram mudanças no Guia de Vigilância do Ministério da Saúde e, agora, os casos e mortes por coronavírus poderão ser também confirmados por critério clínico-imagem, ou seja, por meio de exames de imagem que apontam alterações típicas da Covid-19 no organismo. Até então, os dados do estado contabilizavam apenas diagnósticos laboratoriais, segundo a secretaria.

Na sexta-feira (14), o secretário executivo do Comitê de Contingência do estado, João Gabbardo, afirmou que a mudança de critério pode refletir em aumento nas notificações futuras.

“Esses casos [incluídos na quinta] são do já passado, mas isso vai refletir no futuro, porque futuramente os pacientes que não vinham tendo casos confirmados por falta do exame laboratorial a partir de agora eles poderão ser confirmados. Então nós temos uma expectativa que haja um acrescimento que não é tão significativo, nos próximos dias, no número de óbitos”, disse Gabbardo.