qua, 15 de janeiro de 2025

Estado de São Paulo tem 3,8 milhões de CNHs vencidas

2

Em novembro do ano passado, o Detran retomou a contagem dos prazos, que estavam paralisados desde março de 2020

Cerca de 3,8 milhões de motoristas estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida no Estado de São Paulo. O número, contabilizado até 31 de agosto pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), representa 16,4% do total de CNHs ativas no Estado (23,7 milhões). Na pandemia, o órgão do governo paulista suspendeu os prazos para a renovação da CNH para evitar a ida dos motoristas aos postos de atendimento. Em novembro do ano passado, o Detran retomou a contagem dos prazos, que estavam paralisados desde março de 2020.

O motorista flagrado com o documento vencido pela fiscalização recebe multa considerada gravíssima, no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira. O cronograma com as novas datas foi publicado no Diário Oficial da União, conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Muitos condutores habilitados deixaram passar em branco esse prazo e ficaram com a carteira inválida.

O cronograma de retomada da renovação após a pandemia contempla as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. As datas podem ser conferidas no site do Detran (www.detran.sp.gov.br). A taxa de emissão do documento é de R$ 116,50.

Agência Estado