Há anos uma faixa disponibilizada pelo DER (Departamento de Estrada de Rodagem) do Estado de São Paulo é mantido como estacionamento para veículos e caminhões em Fernandópolis. O que chama a atenção é que o órgão do governo nunca se posicionou ou proibiu tal o fato.
Desde que foi construído o pontilhão que liga o bairro Boa Vista ao Jardim do Trevo/Ubirajara na década de 80, a faixa do DER, localizada aos margens da rodovia Euclides da Cunha com a marginal Luiz Brambati, vem sendo usado sem qualquer controle e sem qualquer tipo de segurança.
A falta de uma gradil ou guard raill, como dispositivo de segurança próximo aos pontilhões para evitar que veículos despenquem, nunca chegou a ser instalado no local. A questão é que em um dos quatro lados, de uns anos para cá, o DER determinou a instalação do guardi raill em um local onde existe um plantio de árvores. Os outros lados continuam sem qualquer tipo de segurança ou proteção.
O fato está sendo questionado, já que durante uma semana, uma carreta baú chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local em que parte da traseira já estava sobre a uma das pista da rodovia Euclides da Cunha e poderia a qualquer momento poderia despencar a uma altura de aproximadamente cinco metros, caso houvesse um desmoronamento.
A irresponsabilidade do motorista com aval do orgão do governo foi flagrado pela reportagem do regiaonoroeste.com que questionou os escritórios do DER em Votuporanga e São José do Rio Preto. Foram três dias de tentativa em obter informações sobre os critérios do departamento que permitiram que parte de um barranco pudesse ser usado como pátio para veículos.
A reportagem conseguiu, via telefone, contato com um dos engenheiros do DER em São José do Rio Preto e os questionamentos foram feitos via e-mail, mas não houve retorno nas respostas.
Dados e imagens sobre este e outros problemas ocasionados na faixa do DER foram expostos e nenhum posicionamento foi divulgado até a noite desta quarta-feira, dia 22.
FONTE: REGIÃO NOROESTE