A Escola Municipal “Professora Aparecida Homsi Salles Cunha”, em São José do Rio Preto (SP), está sem energia elétrica após ter a fiação dos dois prédios furtada no sábado (23). A informação foi divulgada pela prefeitura.
De acordo com a Secretaria da Educação, outros dois furtos ocorreram nos dias 16 e 18 de outubro, quando a escola também ficou sem energia. Contudo, as aulas não foram suspensas e os professores chegaram a desenvolver atividades escolares na área externa da escola, segundo relatos de mães de alunos.
Em reportagem exibida pela Tv Tem na quinta-feira (21), a prefeitura disse que os alunos haviam sido transferidos temporariamente para uma segunda unidade da escola e que as aulas estavam sendo realizadas normalmente (veja abaixo).
Contudo, mães de estudantes afirmaram que não há outra unidade da escola e que as aulas estavam sendo feitas no parquinho e no pátio da instituição com revezamento, pois não há espaço para todas as turmas.
Neste domingo (24), a Prefeitura de Rio Preto informou que as aulas serão realizadas de maneira remota, por grupos de WhatsApp, até que os reparos do novo furto sejam realizados.
Um comunicado enviado por professores aos pais dos alunos também informa que um posto da Guarda Civil Municipal (GCM) ficará de plantão na instituição acompanhando os reparos para evitar novos furtos.