qui, 16 de janeiro de 2025

Escola + Bonita recupera estabelecimentos de ensino inclusive durante férias 

pintura-detento

Força tarefa de 375 reeducandos iniciam as pinturas nesta quarta-feira em escolas da região. 

Em todo o Estado, 103 escolas estão sendo pintadas por presos durante o mês de julho graças ao projeto “Escola + Bonita”. Ao todo, 67 municípios paulistas são beneficiados com a iniciativa. Desde o início do mês e até o final de julho, 3.025 reeducandos estarão preparando os 103 estabelecimentos escolares para o novo semestre. Do total de escolas, 90 são escolas estaduais – as demais são municipais, além da Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar, de Osasco.  

Nesta segunda-feira (15), teve início as aulas teóricas da terceira turma do mês de Julho, que estão sendo realizadas dentro de cada unidade prisional. A partir desta quarta-feira (17), os reeducandos iniciarão as aulas práticas nas escolas, com prazo para término em 26/07.  

Para esta terceira turma do mês de julho a participar do projeto, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) disponibilizou mão de obra dos seguintes estabelecimentos: Centros de Progressão Penitenciária de Pacaembu, São José do Rio Preto e Valparaíso; Centros de Ressocialização de Araçatuba e de Birigui, além das Penitenciárias de Lucélia, Mirandópolis I, Presidente Bernardes, Presidente Prudente e Feminina de Tupi Paulista.  As escolas que serão beneficiadas encontram-se tanto nos municípios onde se localizam as unidades prisionais, como também, em outros vizinhos como: IrapuruIpigua, Inúbia Paulista, Castilho, Nova Guataporanga.  

Capacitação 

O projeto é resultado de uma parceria entre Secretarias da Administração Penitenciária, da Educação e de Desenvolvimento Econômico, sob gestão na SAP da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. A ação prevê a reforma de 2,1 mil escolas em todo o Estado. Durante as férias escolares, a pintura acontece durante a semana, diferente do período escolar, em que ocorre aos fins de semana. 

Os reeducandos são capacitados como pintores profissionais por meio do Programa Via Rápida Expresso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a pintura das escolas entra como parte prática do curso. Por conta disso, os reeducandos recebem remição de pena – a cada doze horas de estudo, um dia é abatido da pena. Para cada escola, são designadas uma ou duas turmas de 25 reeducandos cada.