Considerada uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da estrutura do tecido ósseo, ela é responsável por aumentar o enfraquecimento dos ossos.
No dia 20 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose. Considerada uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da estrutura do tecido ósseo, ela é responsável por aumentar o enfraquecimento dos ossos e propiciar problemas posturais e aumento do risco de fraturas.
O Brasil está passando por uma nova transição de perfil demográfico, onde a queda das taxas de natalidade e de mortalidade registradas têm provocado rápidas mudanças na configuração da idade dos brasileiros. A projeção da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) indica que a população brasileira atingirá o seu máximo em 2030, com um total 204,3 milhões de habitantes.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia registra e aponta que a osteoporose afeta 200 milhões de mulheres mundialmente, sendo que 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos sofrerão fraturas osteoporóticas, em contramão de 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos.
A prevenção e ou minimização do progresso da doença pode ser feita com adequação nutricional, especialmente de micronutrientes específicos que atuam no metabolismo ósseo. Dentre eles, destacam—se cálcio, magnésio, vitamina K2 e vitamina D.
Cálcio
O cálcio é um dos mais importantes elementos do corpo, encontrado em 99% nos ossos e dentes. Está presente em alimentos lácteos (leite e derivados) e em vegetais com a coloração verde-escura e sementes de gergelim.
Magnésio
É o micronutriente que atua em mais de 300 reações metabólicas, especialmente na fixação do cálcio no osso. Encontrado em uma infinidade de alimentos, como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim.
Vitamina K2
Importante vitamina que atua na fixação do cálcio nos ossos, evitando seu acúmulo na parede de artérias e, consequentemente, prevenindo a calcificação arterial que compromete o fluxo sanguíneo.
Vitamina D
A vitamina D é responsável pelo equilíbrio de hormônios associados ao metabolismo ósseo e pelo aumento da absorção de cálcio no intestino.
A suplementação desses minerais e vitaminas é indicada quando o aporte alimentar não atinge a recomendação adequada!
FONTE: Informações | TV TEM/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora do canal de nutrição “5 minutos de nutrição”.