qui, 16 de janeiro de 2025

Entenda como ator de Votuporanga viralizou nas redes sociais com humor e geopolítica contemporânea

ator

Construindo diálogos com ‘mapas falantes’, e fazendo vídeos sobre fatos históricos, Pedro Daher, de Votuporanga (SP), atingiu mais de 4 milhões de seguidores e coleciona vídeos que passam de 10 milhões de visualizações

Já imaginou se os países tivessem rostos e conversassem entre si? Provavelmente, guerras e conflitos seriam resolvidos de um modo muito mais fácil, né?

Apesar de ser algo complicado de se imaginar – e impossível de se colocar em prática –, foi exatamente assim que um ator de Votuporanga (SP) conseguiu ganhar quase quatro milhões de seguidores nas redes sociais e colecionar vídeos que ultrapassam dez milhões de visualizações.

Contando fatos históricos, e usando o humor para explicar a geopolítica contemporânea, Pedro Daher faz com que muitas pessoas, especialmente jovens, consigam absorver informações consideradas difíceis.

“Coisas gigantes acontecem no mundo o tempo todo. As pessoas não têm tempo – nem paciência – de ficar lendo uma notícia ou ir atrás de buscar um contexto histórico para entender o que está acontecendo. Então vejo e ajudo as pessoas a se situarem, de modo divertido”, diz.

Pedro conta que a ideia de produzir os “mapas falantes” surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando criou um podcast com um amigo e discutiu o uso do Tik Tok.

“Tive a ideia de fazer um vídeo apenas para explorar a plataforma. Isso sem compromisso nenhum”, afirma.

Unindo história com artes cênicas, Pedro fez algo simples se transformar em sucesso. Em 2021, o ator viralizou repentinamente e começou a seguir a “carreira”.

Atualmente, Pedro cria diversos vídeos utilizando apenas um filtro de um olho e uma boca para encaixá-los em qualquer imagem, principalmente em mapas.

Desta forma, o ator consegue, por exemplo, “interpretar” as reações de países durante conflitos, além de explicar a relação da chegada de Cabral no Brasil com o Marco Temporal.

Em um dos vídeos mais recentes, Pedro mostra a reação da Rússia durante as ações do “PMC Wagner”, um grupo de mercenários opostos ao governo Putin (veja o vídeo acima).

“Faço muito mais coisas da atualidade. É um prato cheio de diálogos e reviravoltas, como um seriado”, brinca Pedro.

Criações e reações

Pedro diz que faz todos os roteiros, gravações e edições. Um vídeo com duração de dois minutos, por exemplo, é produzido em torno de três dias. O ator também utiliza a ajuda de professores e especialistas em relações internacionais para deixar o trabalho mais estruturado.

“Eu sou o faz-tudo. Não tem uma ‘Pedro Daher’s Produções’. Pego uma notícia do mundo atual e vou encaixando as piadas e diálogos que me vem à cabeça. Depois jogo tudo em um roteiro e vou incluindo e tirando o que funciona”, explica o ator.

Entretanto, nem tudo “são flores” na vida. Falar sobre contextos globais pode gerar reações e opiniões de todos os tipos, até mesmo as mais absurdas. Porém, o que pode ser assustador para alguns, para o ator é mais uma oportunidade. Além de atrair mais seguidores, Pedro conta que consegue fomentar o debate de ideias. “Meus assuntos dos vídeos envolvem geopolítica e sempre que tenho chance, discuto com a galera. Claro, mantendo respeito e paz entre os irmãos. Quem vê minhas lives, já me viu diversas vezes discutindo várias opiniões políticas. Quem possui discordâncias sempre volta para a live, para conversar mais”, revela.

Planos para o futuro

Formado em artes cênicas, Pedro não tem a intenção de cursar sociologia ou relações internacionais, mas diz que o planejamento do futuro tem a ver com seus vídeos.

“Planejo colocar uma mochila nas costas e desbravar o mundo, mostrando ao meu público as diferentes culturas e povos que nos cercam”, afirma.

Mesmo o Tik Tok sendo a principal renda, o ator planeja, mais para frente, dar uma pausa em seus conteúdos. Contudo, por enquanto, Pedro diz que vai se dedicar ao seu público e ajudar cada vez mais pessoas a entender a geopolítica contemporânea. “É uma incrível sensação quebrar a barreira da linguagem e pretendo explorar isso futuramente. Dito isso, não me vejo fazendo os mapinhas falantes para sempre. Haverá um momento em que darei esta pausa para buscar esses novos horizontes, mas até lá, vou construindo essa incrível e risonha comunidade que me segue”, conta.