Número de alunos representa 3,0% dos candidatos do Estado de São Paulo.
Rio Preto e mais 14 cidades da região (Barretos, Bebedouro, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, José Bonifácio, Mirassol, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Olímpia, Pereira Barreto, Santa Fé do Sul e Votuporanga) serão representadas com 31.089 inscritos que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O número representa 3,80% dos candidatos do Estado que prestarão a prova e tentarão garantir uma vaga na universidade por meio do ProUni, Sisu ou Fies.
Estado com o maior número de inscritos no Enem, São Paulo terá 816.014 candidatos prestando a prova, que é o principal método de ingresso nas instituições públicas de nível superior do País. Os estudantes paulistas farão a prova em 210 cidades do Estado.
Com a experiência de ter prestado o Enem por duas vezes, Júlia Melo, 17 anos, fará a prova pela terceira vez com o objetivo de conseguir uma vaga na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para o curso de medicina.
“Acho que estou mais habituada com a prova. Fiz simulados, comecei a ler mais, aprendi técnicas para priorizar as questões e também ficar mais atenta com as que são fáceis e não perder tempo na prova”.
Estudando de seis a sete horas por dia, além de fazer um cursinho específico para o Enem, Ingrid Valadares, 18 anos, mira o curso de relações internacionais, na Universidade de Brasília (UNB).
“Estou preparada para as questões e para melhor interpretá-las também. Com mais foco no estudo conheço o vocabulário do vestibular. Faço a redação por fora e acabo me aprofundando mais nos temas, apesar de o Enem sempre ser uma surpresa. Me sinto confiante”, contou.
Rebeca Zavaglia, 18 anos, é outra que tem dedicado todo o tempo possível para os estudos e a tentar uma vaga em medicina na UFSCar.
“Deixei de fazer minhas atividades físicas, não estou mais saindo de casa e também tenho dormido mais, porque ando bastante cansada. Mas espero focar na parte que importa para conseguir a vaga no curso que eu quero”, afirmou.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês. A edição deste ano tem 5.095.382 inscritos em todo o País.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maioria dos candidatos paulistas são do sexo feminino (481.610) e representam 59%, contra 41% (334.404) candidatos do sexo masculino.
Segundo levantamento do Inep, a faixa etária com maior presença no Enem no Estado de São Paulo será de candidatos com 17 anos, que representam 27% (220.307) dos concorrentes paulistas.
Porém, 53% dos candidatos (428.477), segundo o instituto, já concluiu o ensino médio.
Total: 31.089
- Barretos – 2.777
- Bebedouro – 1.800
- Catanduva – 2.873
- Fernandópolis – 1.893
- Ilha Solteira – 806
- Jales – 1.449
- José Bonifácio – 1.139
- Mirassol – 1.144
- Monte Aprazível – 730
- Novo Horizonte – 775
- Olímpia – 1.177
- Pereira Barreto – 521
- Santa Fé do Sul – 621
- Rio Preto – 10.781
- Votuporanga – 2.603
Onde usar a nota do Enem
- Sisu – Sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem
- ProUni – Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas
- Fies – Programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
Diário da Região