Dra. Camila Conti deu dicas para os pais e ressaltou o impacto da doença no psicológico das crianças
Riscos
A profissional ressaltou que, a obesidade na infância, além de elevar o risco da doença na vida adulta, traz consigo complicações como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, elevação dos lípides sanguíneos e aumento de risco cardiovascular e problemas ortopédicos, otorrinolaringológicos nos casos mais graves. Transtornos como puberdade precoce, especialmente em meninas, também estão relacionadas à obesidade.
Como mudar o quadro
Entre as mudanças na alimentação, por exemplo, tomar refrigerante ou sucos diariamente junto às refeições, não ingerir frutas e legumes — muitas vezes os próprios pais não consomem ou mesmo nem preparam esse tipo de alimento. “A criança deve ser incentivada a ter hábitos saudáveis desde as primeiras papinhas. E aqui vale lembrar que biscoitos, iogurtes, gelatinas, comumente ofertados aos menores de dois anos não são recomendados”, emendou.
Medidas práticas em tempos de pandemia:
– Evitar ter à disposição alimentos ricos em gordura, açúcar e consequentemente hipercalóricos: biscoitos, refrigerantes, salgadinhos, frituras, etc.
– Deixe frutas picadas na geladeira para facilitar o acesso das crianças
– Incentive o consumo de água
– Diminua tempo de exposição à tela
– Procure por exemplo atividades ao ar livre – respeitando medidas de segurança, desenvolva atividades e jogos com a criança, para que o tempo ocioso não seja “descontado na comida”, como muitos cuidadores costumam relatar
Obesidade e o psicológico
Questões psicológicas são queixas frequentes no consultório, desde quadros depressivos a transtornos alimentares especialmente em adolescentes, como bulimia e anorexia podem ser consequências do quadro de obesidade. “Os pais devem estar atentos aos sintomas depressivos, como choro fácil, isolamento social, mudança de comportamento, bem como preocupação excessiva com peso e restrição alimentar severa, indução de vômito após alimentação ou uso de laxantes. Procure o pediatra o mais rápido possível para evitar agravamento do quadro”, finalizou.