Enfermeira obstétrica Naiara Bichoffe irá falar sobre métodos não farmacológicos para alívio de dor no trabalho de parto
Para algumas mulheres, o parto é menos desafiador. Para outras, pode ser bem desconfortável e doloroso — mas não deve ser assim. Há vários meios para a mãe ficar mais tranquila durante o nascimento do bebê, com técnicas naturais de alívio da dor no trabalho de parto.
Esse é inclusive o tema do próximo Encontro de Famílias Grávidas, promovido pela Santa Casa de Votuporanga. O evento será na próxima segunda-feira (6/3), às 19h30, no auditório do RH (entrada pela Rua Osvaldo Padovez, em frente ao SanSaúde).
A enfermeira obstétrica Naiara Bichoffe irá falar sobre o assunto, juntamente com alunos do curso de Enfermagem da Unifev. O objetivo é apresentar cada método, para que as gestantes possam saber os benefícios e os riscos de cada um antes de decidir qual medida escolherá para o grande dia.
O enfermeiro obstétrico e coordenador do Encontro, Rodrigo Ribeiro, deu detalhes sobre o tema. “É importante que a mulher receba, durante o pré-natal, informações sobre as opções de métodos alternativos de alívio da dor disponíveis e depois avalie os riscos e benefícios de cada método. Vale observar que, embora esses planos possam ser feitos antes do trabalho de parto, a preferência da mulher no momento do parto é extremamente importante e quaisquer mudanças que ela deseje fazer devem ser respeitadas”, disse.
Rodrigo falou ainda que os pais também devem saber que o parto e nascimento são imprevisíveis e que as circunstâncias podem exigir o uso de intervenções, a fim de garantir segurança para a mãe e para o bebê. “O apoio e a informação ajudam a mulher a assumir um papel ativo na tomada de decisões, diminuindo a sensação de desamparo e aumentando o senso de domínio, controle e bem-estar. Como consequência, ela tem uma experiência positiva com o parto”, complementou.
Ele destacou que a Santa Casa possui estrutura necessária para o parto normal, com um quarto exclusivo. “Incentivando o parto normal humanizado, temos o quarto PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), específico para este atendimento. Com todo suporte de Centro Cirúrgico, oferece todas as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária”, frisou.
O Encontro de Famílias Grávidas é gratuito e não precisa de inscrição. “Convidamos todas as gestantes e seus familiares para a próxima segunda-feira. Será um momento de muita informação e, principalmente, de sanar dúvidas. Estamos à disposição para apresentar os métodos e reduzir o medo de parto normal”, concluiu.
Confira algumas técnicas:
Atividades que acalmam a mulher: respiração lenta com ou sem vocalização, contagem de respirações ou recitação de um mantra no ritmo da respiração; liberação de tensão no final da contração, apoio do acompanhante (por exemplo, encorajamento, toque suave, mãos dadas, palavras de apoio, uma toalha fria para a testa), música de escolha da mulher.
Movimento: As dimensões pélvicas variam com as diferentes posições da mulher, e essas mudanças podem ajudar a aliviar a dor, assim como andar durante o trabalho de parto.
Bola de pilates: O uso de uma bola de fisioterapia estimula o relaxamento do tronco e do assoalho pélvico, e também proporciona alívio da dor, permitindo liberdade de movimento e controle. Quando usada na posição sentada, a bola aplica uma pressão não dolorosa ao períneo, que pode bloquear parte da mensagem de dor ao nível da medula espinhal e, assim, aliviá-la. As mulheres também se levantam ou se ajoelham e inclinam a parte superior do corpo sobre a bola, o que proporciona um apoio confortável.
Banho de Chuveiro: um banho quente por um período longo está relacionado com a redução da dor do trabalho de parto. Além disso, as mulheres que o utilizam relatam maior satisfação com o parto.
Música e audioanalgesia: audioanalgesia é o uso de estimulação auditiva, como música, ruído branco ou sons ambientes, para uma distração agradável ou um guia rítmico, para diminuir a percepção da dor. Não há evidências de alta qualidade de eficácia no tratamento da dor do parto, mas pequenos estudos relatam alguma redução na ansiedade.
Antes do trabalho de parto, a mulher pode selecionar músicas ou sons que têm um efeito positivo sobre ela. O ideal é que durante a gravidez ela treine esse relaxamento para que seja mais fácil fazê-lo durante o trabalho de parto.