Nesta sexta-feira, uma mulher, moradora de Simonsen, foi multada em R$ 795 pelo CPVA – Centro de Proteção da Vida Animal – após ser constatado que ela omitiu socorro a um cachorro em condição deplorável. O animal, que apresentava sinais de desnutrição, estava infestado de carrapatos, estava na rua procurando alimentos e estava com bicheiras em uma das orelhas.
A situação chegou ao conhecimento do Protetor Chandelly, na terça-feira, que se deslocou até a residência da tutora. Durante a visita, ele ofereceu ajuda, incluindo a disponibilização de um veterinário e medicamentos para o tratamento do animal. No entanto, mesmo após a orientação e a notificação dos fiscais do CPVA, a tutora não tomou as medidas necessárias para prestar socorro ao cachorro.
“Mesmo oferecendo apoio, mesmo tendo tudo gratuito, mesmo ligando diversas vezes pedindo para que providencias sejam tomadas, ela na fez pelo animal. Friamente, ignorou a dor do seu cachorro”, disse Chandelly.
Diante da gravidade da situação, Chandelly acionou a Polícia Militar e também registrou um Boletim de Ocorrência por maus-tratos. O cão, que já havia sofrido bastante, foi resgatado pelo CPVA e encaminhado à Clínica Veterinária Municipal de Votuporanga, onde receberá os cuidados necessários.
A ação e a atuação do CPVA destaca a importância da proteção animal e a responsabilidade dos tutores em cuidar de seus pets, evitando situações de negligência e maus-tratos. Hoje, segundo a Lei Federal 14.064/2017, pode dar até prisão.
O caso segue sob acompanhamento das autoridades competentes e, assim que o cachorro receber alta, será colocado para adoção.