Ação ocorreu durante um sobrevoo em uma praia da Grande Florianópolis.
Uma abordagem da Polícia Civil na Praia da Galheta, em Florianópolis/SC, acabou resultando em uma “tempestade de areia” que afastou banhistas que desrespeitaram a quarentena imposta no estado. O caso ocorreu durante sobrevoo do helicóptero do Serviço Aeropolicial (Saer) com a intenção de fiscalizar o decreto que impõe restrições para combater o coronavírus. Santa Catarina tem quase 70 pessoas diagnosticadas com Covid-9 e está em situação de emergência.
De acordo com os agentes, ao verificar que algumas pessoas estavam tomando sol e não respeitando as medidas, os membros da corporação sobrevoaram mais perto da praia, causando o vento que levantou a areia.
A corporação informou que a ação ocorreu durante a fiscalização do cumprimento de medidas restritivas decretadas pelo governo como evitar a permanência em espaços públicos, praias e praças. Ainda de acordo a polícia, ações como essa devem se repetir nos próximos dias.
A Polícia Civil pede para que denúncias de descumprimento dessas medidas sejam feitas pelo telefone 181.
Situação de emergência e restrições
O governo catarinense decretou situação de emergência no último dia 17, após a confirmação de que já havia casos de transmissão comunitária da doença no estado, ou seja, quando não é possível identificar o local do contágio. Desde então, a intenção é impedir a aglomeração de pessoas para evitar a propagação do vírus.
Entre outras restrições, estão proibidos eventos de forma geral, transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional, e a permanência das pessoas em espaços públicos como parques, praças e praias. Além disso, comércios considerados não essenciais devem permanecer com as portas fechadas.
FONTE: Informações | g1.globo.com