O armamento estava desmontado em meio a uma carga com roupas, calçados, eletrônicos e suplementos alimentares. Essa é a maior apreensão de armas feitas pela Receita Federal no estado.
Durante uma fiscalização de rotina no porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, auditores fiscais verificaram uma carga proveniente dos Estados Unidos que levantou suspeita. Enquanto a declaração de importação indicava que os contêineres continham vasos, foram encontrados em seu interior smartphones, suplementos alimentares, equipamentos médicos, calçados, roupas e até bonés de grife. Em meio a estes produtos, estavam escondidas peças que poderiam montar 24 fuzis AR-15, segundo a Receita Federal catarinense.
A carga estava escondida em quatro contêineres. Além das peças de fuzis AR-15, foram encontradas 110 munições calibre 9 mm e 142 munições calibre 7.62, considerada munição especial para atiradores de elite.
Ao todo, os auditores levaram 24 horas, entre quinta-feira (17) e esta sexta-feira (18), para verificar um total de 80 toneladas de material apreendido. O trabalho foi minucioso, pois peças pequenas estavam escondidas entre os produtos.
Esta já é considerada a maior apreensão de armas feita pela Receita Federal em Santa Catarina.
Investigação
Todo o material apreendido será encaminhado para a Polícia Federal em Itajaí/SC, que já abriu inquérito para investigar o crime. Após a investigação, o armamento será encaminhado ao Exército Brasileiro.
Por enquanto, não há informações se a carga com os fuzis teria destino Santa Catarina ou até mesmo outro estado. Nenhuma pessoa suspeita foi detida.