Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, é o primeiro encalhe desta espécie na região neste ano.
Na manhã desta sexta-feira (2), um filhote fêmea de baleia-franca-austral foi encontrado morto na Praia do Sol, em Laguna/SC. Este é o primeiro registro de encalhe na região desta espécie em 2019, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Uma equipe técnica e veterinária prestaram atendimento no encalhe de acordo com os protocolos da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA) da baleia franca. Uma necropsia será feita para apurar as causas da morte.
Quem avistar um desses animais nas praias, bem como aves ou tartarugas, mortos ou vivos, deve entrar em contato pelo telefone 0800 642 3341. Quando os animais estão debilitados, o grupo atua para ajudar na recuperação e soltura deles de volta à natureza. Em caso de mortes, são promovidos estudos para identificar as causas e sugerir medidas para tentar proteger o restante da fauna marinha da região.