qua, 15 de janeiro de 2025

Em carta aberta, grupo de médicos pede lockdown na região de Rio Preto

55555

Ao todo, 47 profissionais assinam a carta; entre eles o médico de Votuporanga/SP, Dr. Lucas Cardoso Marques.

Profissionais de saúde assinaram uma carta aberta aos prefeitos e gestores de saúde da região de São José do Rio Preto/SP em que pedem medidas de isolamento rígido (lockdown) para conter o avanço da Covid-19.

“Entendemos que, para além dos esforços já realizados de garantir atendimento de qualidade e humanizado, de aumentar leitos de enfermaria e UTI aos pacientes mais graves, é necessário, urgente, medidas radicais que façam diminuir a circulação do vírus”, diz o documento.

Ao todo, 47 profissionais assinaram a carta, entre eles o sanitarista José Carlos Cacau Lopes, que já foi secretário de Saúde de Rio Preto, e a chefe da UTI do Hospital de Base e Presidente da Associação Brasileira de Medicina Intensiva, Suzana Margareth Lobo.

Na carta, os profissionais argumentam que experiências internacionais, respaldadas por estudos epidemiológicos, “têm demonstrado que somente a implantação de um isolamento radical (lockdown), a testagem em larga escala e a informação/educação da população, enquanto não houver uma vacina e um medicamento eficaz contra a doença, será capaz de diminuir as taxas de transmissão e, consequentemente, de mortes.”

Os profissionais afirmam que estão trabalhando no limite de suas capacidades físicas e mentais.

“Nunca vivenciamos tantas mortes de pessoas da mesma família em um curto espaço de tempo. Precisamos estancar e diminuir a transmissão do vírus para que os nossos serviços possam voltar a atender com qualidade e segurança, não só a Covid-19, mas outras enfermidades que continuam a acometer nossa população e para que todos os setores da nossa economia possam voltar às atividades de forma organizada e segura”, diz o documento.

FONTE: Informações | sbtinterior.com / Diário da Região