A infraestrutura de postes das redes de energia elétrica da Elektro é compartilhada com outras empresas que prestam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura por meio de fios e cabos. Para que esse tipo de serviço também seja seguro e eficiente – assim como o fornecimento de energia elétrica – a Elektro realiza ações permanentes para garantir a organização dos fios, identificar as operações irregulares e conscientizar as empresas sobre a importância de seguir as normas necessárias de compartilhamento de postes com segurança.
Nos primeiros oito meses de 2020, a Elektro inspecionou mais de 100 mil postes a partir de projetos apresentados pelas empresas de telecomunicações nos municípios atendidos pela concessionária. Além disso, as ações da empresa foram no sentido de conscientizar as empresas de telecomunicações sobre a importância de evitar as irregularidades. Com esse levantamento, pode-se confrontar o que está regularizado na companhia com o arrecadado a partir das taxas de compartilhamento de poste. Quando se refere a ocupação indevida, as empresas são acionadas para que as devidas providências sejam realizadas em relação a assinatura de contrato.
Os principais benefícios do ordenamento dos fios e cabos nos postes compartilhados da Elektro são:
ü reforçar o nível de segurança da rede elétrica;
ü prevenir qualquer risco de acidentes com a população;
ü reforçar a confiabilidade do sistema elétrico;
ü diminuir a poluição visual provocada pelo desordenamento dos fios das redes de telefonia e telecomunicações;
ü prevenir danos aos postes e estruturas; e
ü combater a prática de ligações clandestinas de energia.
As possíveis irregularidades identificadas pela Companhia durante a fiscalização serão tratadas de duas formas:
1. Não havendo risco imediato de segurança, a Elektro envia uma notificação às empresas para que elas regularizem a situação no prazo de 30 dias;
2. No caso de outras empresas instalarem à revelia, pontos de fixação, equipamentos ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos) a instalação irregular será retirada pela Elektro imediatamente.
Sobre a Elektro
Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes)