Mesmo quando as chamas não atingem a rede, elas podem colocar em risco o fornecimento de energia, já que, para provocar curtos-circuitos nas linhas de alta tensão, não é necessário que as chamas encostem nos cabos.
O tempo seco, característico do mês de junho, marcado pela baixa umidade do ar e pelo pouco volume de chuva, já predomina em alguns pontos do estado. A queda de folhas e os galhos mais ressecados, aumentam a possibilidade de queimadas, muitas vezes, registradas próximas à rede elétrica.
Mesmo quando as chamas não atingem a rede, elas podem colocar em risco o fornecimento de energia, já que, para provocar curtos-circuitos nas linhas de alta tensão, não é necessário que as chamas encostem nos cabos. O calor das queimadas e o campo ionizado em volta desses fios são suficientes para criar um efeito chamado de arco-voltaico.
A Elektro reforça orientações importantes para evitar as queimadas e preservar a segurança durante o período seco:
- Não queime o lixo doméstico;
- Não faça de modo algum queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;
- Não deixe restos de cortes de árvores, plantações ou pastagens acumuladas;
- Não solte balões! Além de ser proibido, pode causar acidentes;
- Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro nas matas ou em acostamentos das rodovias;
- Ao identificar um foco de incêndio, informe o Corpo de Bombeiros. Nunca tente apagar com água as chamas na rede elétrica.
Sobre a Elektro
A Elektro é uma empresa do Grupo Neoenergia. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, a Elektro tem uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).