ter, 15 de abril de 2025

Educação e Robótica: escolas municipais ganham robô

“Rob”, chega como uma ferramenta a mais para os professores trabalharem ludicidade e robótica com as crianças, impulsionando o desenvolvimento cognitivo, autonomia e a criatividade

A Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga acaba de receber um importante reforço para o aprendizado na educação infantil, trata-se do “Rob”, um robô especialmente desenvolvido para auxiliar os professores a trabalharem ludicidade e robótica com as crianças. A inovação já integra 21 escolas da rede municipal de ensino.

Para dar início nesse importante passo para a Educação Infantil, o prefeito Jorge Seba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba, presenciou a aula inaugural que aconteceu na última segunda-feira (14/4), no Cemei “Terezinha Guerra”, bairro Jardim Santo Antonio.

O investimento foi viabilizado por meio de recursos do deputado Marcos Pereira, através de uma emenda parlamentar, demonstrando o compromisso com a educação inovadora e de qualidade.

O robô, carinhosamente apelidado de “Rob”, chega para tornar as aulas das crianças mais interativas e divertidas, estimulando o desenvolvimento cognitivo, autonomia, criatividade, raciocínio lógico e coordenação motora. É um robô educacional com programação desplugada, que identifica em seu sistema a sequência de diferentes comandos para serem executados ao se movimentar sobre as peças de programação, as quais apresentam diversos ações: movimentos de lateralidade, som, cores, imagens, tempo, noções de cortesia, palavras como por favor e obrigado.

Tereza Cristina, coordenadora efetiva do Cemei “Terezinha Guerra”, demonstrou através da apresentação inaugural, o quanto “Rob” ganhou o coração dos alunos: “Ao programá-lo para realizar uma atividade, as crianças adquirem autonomia para criar de acordo com a sua percepção e desenvolvimento, onde recorrem aos seus conhecimentos prévios para essa construção. Quando executamos a programação junto com elas, deixamos que observem na prática o que está sendo planejado, que explorem as funções dos comandos e, com isso, ampliam seus conhecimentos através de novas experiências, construindo saberes através de uma aprendizagem lúdica e significativa”.

Para garantir que os professores estejam preparados para utilizar todo o potencial do “Rob”, a Secretaria da Educação ofereceu um treinamento presencial com uma equipe especializada ofertando assistência aos professores.

“Acreditamos que o robozinho é mais uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das crianças, tornando o aprendizado ainda mais divertido e acessível”, afirma Elizabete Alves de Oliveira Moraes, secretária da Educação em exercício.

O prefeito Jorge Seba finalizou: “Estamos investindo em tecnologia e inovação para garantir que nossos alunos tenham uma educação de qualidade e estejam preparados para o futuro. A educação de Votuporanga é referência nacional, recebemos o Selo Ouro da Alfabetização e somos a primeira do Brasil em Acesso à Educação. A robótica vai ampliar ainda mais essa qualidade no ensino, preparando nossas crianças para o futuro.”

Compartilhe!