Apesar de Steve Bannon, guru de Donald Trump, ter apresentado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como presidente do Brasil em um futuro próximo, bolsonaristas avaliam que o deputado precisará aguardar mais um tempo na fila.
Para aliados de Jair Bolsonaro, caso o ex-presidente permaneça inelegível em 2026, o favorito da direita para disputar a Presidência da República seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Embora Tarcísio negue ter intenção de concorrer ao Palácio do Planalto em 2026, bolsonaristas apostam que o governador não recusaria um pedido de Bolsonaro para compor a chapa presidencial.
Futuro presidente?
Em um almoço organizado por Steve Bannon no domingo (19/1), o guru de Trump apresentou Eduardo Bolsonaro como “presidentedo Brasil” em um “futuro não tão distante”.
“Essa é uma das pessoas mais importantes no nosso movimento pela soberania ao redor do mundo. E acho que, um dia, e em um futuro não tão distante, [ele será] o presidente do Brasil”, disse Bannon.
Em resposta, Eduardo destacou que a direita busca retomar o poder em 2026, com a eleição de Jair Bolsonaro. O ex-presidente, no entanto, está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Bannon também aproveitou o momento para criticar a decisão de não permitir que Jair Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos para acompanhar a posse de Trump. Ele afirmou que o político é um “lutador pela liberdade”.
FONTE: METRÓPOLES: