sex, 18 de abril de 2025

Homens são condenados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver

O Tribunal do Júri da Comarca de Fernandópolis proferiu sentença condenatória contra Valdir de Almeida Modesto e Marciel Paulino Meireles de Assis pelo crime de homicídio qualificado pela morte de Leandro Calegari, além de outros delitos conexos. A decisão foi dada no último mês de março.

Valdir de Almeida Modesto foi considerado culpado por homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, além de destruição, subtração ou ocultação de cadáver em concurso com Marciel Paulino Meireles de Assis, por corrupção de menores e por homicídio qualificado pelos mesmos motivos e por ocultação de cadáver.

De acordo com a sentença proferida pelo Juiz de Direito Ricardo Barea Borges, ambos os réus, que permaneceram presos durante o julgamento, deverão continuar detidos durante eventual fase recursal, considerando a decisão soberana dos jurados e o fato de serem reincidentes.

A Justiça Pública foi a autora da ação penal. Durante o processo, os réus foram pronunciados em decisões anteriores, sendo V. incurso no artigo 121, § 2º, II e IV, do CP, e por conexão, nos artigos 211 e 344, todos do Código Penal, em concurso material. Marciel foi pronunciado no artigo 121, § 2º, II e IV, do CP e, por conexão, no artigo 211 do mesmo código, também em concurso material.

A sentença não fixou valor mínimo para indenização, diante da ausência de pedido nesse sentido. Os réus foram condenados ao pagamento das custas processuais, sendo deferida a gratuidade para ambos.

O FATO

Segundo o Auto de Prisão em Flagrante Delito, Leandro Calegari estava desaparecido desde sábado (data anterior a 27 de novembro de 2023). Familiares informaram que ele saiu de casa com pouco dinheiro e não retornou. Populares teriam relatado que Leandro estava morto e que um indivíduo, identificado como “Mantena” (Marciel Paulino Meireles de Assis), estaria pedindo ajuda para ocultar o corpo.

Na época, a Polícia Militar, após receber as informações, iniciou diligências e localizou Marciel, que confessou ter envolvimento na morte de Leandro, indicando o local onde o corpo estava. Valdir de Almeida Modesto também foi apontado como participante do crime.

Leandro era frentista e o foi encontrado morto em uma cova aberta sob uma piscina, em Meridiano. De acordo com a Polícia Civil, Leandro Calegari, de 47 anos, foi assassinado com uma facada no pescoço e enterrado no quintal da casa de um amigo, apontado como suspeito do crime. Região Noroeste

Compartilhe!