qua, 15 de janeiro de 2025

Dois anos depois, cirurgião ainda encontra PMMA em influencer que perdeu lábio com harmonização

WhatsApp Image 2024-07-25 at 15.58.49

Mariana Michelini passa por processos de reconstrução do rosto em Santa Catarina. Influenciadora imaginava que harmonização, em 2020, usaria ácido hialurônico ao invés de PMMA

O cirurgião que faz a reconstrução facial da influenciadora Mariana Michelini, que perdeu o lábio após uma harmonização com PMMA, encontrou novos resquícios do produto no rosto dela, nesta semana, após dois anos da remoção do preenchedor permanente.

resíduo plástico, não indicado em procedimentos estéticos, foi percebido na terça-feira (23). O cirurgião bucomaxilofacial Raulino Brasil fazia a remoção de uma fibrose na região do buço quando o notou. Fragmentos remanescentes, segundo ele, são comuns. “Foi bem pouco, mas tinha. Quando um profissional retira o PMMA, ele nunca consegue retirar tudo, sempre fica. E ainda deve ter um pouco lá que não se consegue ver, porque ele [o produto] se adere na musculatura e na gordura”, explica.

O procedimento ocorreu em Palhoça, na Grande Florianópolis, em uma nova etapa da restauração do rosto da influencer. O especialista atende Mariana desde dezembro de 2023, a partir do projeto social “Leozinho”, criado por ele para pacientes de baixa renda que possuem deformação na face.

⌛ Veja a linha do tempo:

  • Em dezembro de 2020, Mariana fez uma harmonização facial em Matão (SP);
  • Em junho de 2021, acordou com o rosto inchado e com muita dor;
  • Ela procurou a profissional que fez o procedimento, que não soube o que fazer, segundo a paciente;
  • Mariana, então, procurou um médico dermatologista em São José do Rio Preto (SP). Ele fez uma biópsia e um mapeamento facial, e constatou que o produto usado na realidade era PMMA;
  • A influencer fez um ano de tratamento com laser, medicamentos e injeções de corticoide;
  • Em maio de 2022, passou a ter muita dor no buço. O dermatologista pediu para encontrar um cirurgião para remover o produto;
  • O procedimento foi feito em setembro de 2022 por um cirurgião de Porto Alegre (RS). Foi necessária a remoção do lábio e buço.

Enganada em harmonização

A influenciadora relata que há quatro anos, quando realizou um preenchimento labial pela primeira vez, no interior de São Paulo, foi enganada. Disse que, ao invés de ácido hialurônico, comum nesses procedimentos, a substância permanente foi injetada sem seu conhecimento. Meses depois, houve inflamação e ela precisou retirar o lábio superior.

A influencer fez um ano de tratamento, com laser, medicamentos e injeções de corticoide. Mas em maio de 2022, passou a ter muita dor no buço. “Vimos que o produto migrou para o buço. O dermatologista pediu para eu encontrar um cirurgião para remover”, informou Mariana ao g1 São Carlos e Araraquara.

Reconstrução

Em junho, a equipe de Brasil fez um enxerto pediculado no lado direito do lábio superior usando um retalho da língua da paciente. O mesmo foi feito no lado seguinte após a recuperação.

A retirada de PMMA, ocorrida nesta semana, não interfere nos resultados já obtidos com esses procedimentos de reconstrução, segundo o cirurgião. “O enxerto já pegou, deu tudo certo. Agora nós só vamos aguardar”, informou o cirurgião.