Caso foi registrado na noite de domingo (13). Quatro das cinco fontes que existem no município estão fechadas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga generalizada entre frequentadores da Fonte Jorrante, em Ibirá/SP, na noite de domingo (13).
Nas imagens, é possível pessoas aglomeradas e discutindo. Em seguida, homens e mulheres começam a trocar socos e chutes.
Ao fundo da gravação, dá para notar que moradores formam fila e aguardam para poder pegar a água na fonte, que é conhecida nacionalmente por suas propriedades terapêuticas.
Segundo a Polícia Militar, pai e filho estavam enchendo galões quando um homem se aproximou e disse que os dois estavam levando mais água do que o permitido.
O rapaz entrou na frente para pegar água, agrediu um garoto de 16 anos com um soco no rosto e a confusão generalizada começou.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, os envolvidos na briga foram levados para a delegacia, prestaram depoimento e liberados.
Fontes e estiagem
Ibirá, município do interior de São Paulo é conhecido nacionalmente por suas águas terapêuticas e banhos medicinais.
Ao todo, existem cinco fontes, mas quatro ficam dentro do Parque das Águas, que está fechado por conta da pandemia de Covid-19.
Ou seja, a única que está liberada é a Fonte Jorrante, mas com horário limitado por conta da estiagem que atinge a região noroeste paulista.
Para recuperar o lençol freático e evitar o desabastecimento, a prefeitura decidiu fechá-la das 22h às 6h. Além disso, o fluxo passou a ser controlado.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Ibirá lamentou o incidente registrado na noite do último domingo (13) e afirmou que a fiscalização para o controle de acesso dos usuários funciona diariamente das 7h às 19h, mas que a briga aconteceu depois do horário.
O Executivo também disse que a Polícia Militar foi acionada e que irá se reunir com o Ministério Público para tratar sobre o assunto e emitir um novo comunicado sobre possíveis mudanças.
FONTE: Informações | g1.globo.com