A Diocese de Votuporanga celebrará nesta Quarta-feira de Cinzas, 02, com a Santa Missa às 9h na Catedral a Abertura Diocesana da Campanha da Fraternidade 2022. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Moacir Aparecido de Freitas, e contará com a presença de padres e fiéis das paróquias da diocese. Também na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja celebra o início do Tempo da Quaresma. Nas celebrações realizadas nas paróquias neste dia haverá a benção e imposição das cinzas.
Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia de Deus repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada a caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.
Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
A Campanha da Fraternidade nasceu em 1962 na Arquidiocese de Natal no Rio Grande do Norte e desde 1964 é realizada em território nacional sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Diocese de Votuporanga, a Campanha da Fraternidade é coordenada pelo Padre Alexandre Pereira da Silva da Paróquia São Cristóvão de Votuporanga.
Segundo a CNBB, mais do que abordar os problemas na educação, o objetivo da Campanha da Fraternidade 2022 é “refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã”.
“Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma ‘comunidade’ ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)”, diz a CNBB.
Objetivo geral
A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
Objetivos Específicos
1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.