Saúde mental e hábitos que reforçam as defesas imunológicas.
Com o cenário atual sobre a epidemia do novo coronavírus, e com medidas preventivas sendo tomadas por parte do país, é preciso ressaltar a importância de cuidar da saúde e, principalmente, do sistema imunológico.
O estilo de vida deve ser o principal ponto a ser modulado. Para a prevenção do contágio ao vírus, os hábitos de higiene são reforçados: lavar as mãos mais de 20 segundos com sabão, usar álcool em gel, não colocar as mãos no rosto na rua e evitar locais de aglomerações.
Já em relação à imunidade, a alimentação torna-se o ponto essencial a ser modulado.
Veja algumas orientações:
- Aumente o consumo de frutas cítricas, verduras verde-escuras e legumes.
- Inclua alguns componentes com alta capacidade de auxiliar no sistema imune, como própolis, gengibre, cúrcuma e alimentos/suplementos fonte de vitamina C e zinco.
- Beba muita água e líquidos e mantenha a hidratação em dia.
- Aposte em oleaginosas e sementes ricas em ácidos graxos que ajudam a reduzir processos inflamatórios.
Saúde mental: como manter a calma nesses dias?
É preciso dar atenção às questões emocionais nesse período. Vamos manter a calma, colocar as ideias em dia e pensar em você mesmo. Evite ficar vendo notícias o dia todo, isso gera ansiedade e aumenta a tensão.
Se cuide e cuide das pessoas em sua casa. Dê tempo a organizar suas questões pessoas e reflita sobre a sua vida. Não entre em desespero, tudo vai passar!
O sono é essencial e o controle do estresse também. Quando estamos estressados ou quando dormimos mal, o nosso corpo passa por alterações que reduzem o sistema imunológico e podem comprometer a saúde. Por isso, durma bem e pratique ações que ajudem a reduzir o estresse: leia um livro, veja um filme que goste, medite.
Juntos, vamos conseguir passar por essa fase!
FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”