sex, 17 de janeiro de 2025

DESTAQUE: Delegado de Votuporanga assume como diretor do DEIC, um dos principais cargos da Polícia Civil

Votunews

A Polícia Civil de São Paulo oficializou, nesta sexta-feira (17/1), a nomeação de Ronaldo Augusto Comar Marão Sayeg, natural de Votuporanga, como novo diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). O delegado assume um dos cargos mais estratégicos da instituição, após a saída de Fabio Pinheiro Lopes, conhecido como “Fábio Caipira”.

A transição ocorre em meio a uma reestruturação dentro da Polícia Civil, motivada por denúncias que envolveram o antigo diretor do DEIC. Fabio Caipira foi citado na delação de Vinícius Gritzbach, integrante do PCC, executado em novembro de 2024 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Segundo o delator, Caipira teria solicitado propina de R$ 5 milhões, por intermédio do advogado Ramsés Benjamin, para interferir em um inquérito envolvendo o líder do PCC, Anselmo Santa Fausta, morto em 2021. Fabio nega todas as acusações.

O perfil do novo diretor

Ronaldo Sayeg traz uma trajetória sólida de 26 anos na Polícia Civil e já ocupou cargos de destaque, como a direção do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC). Ele também é professor da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, referência na formação de policiais em São Paulo.

Sayeg assume o DEIC com a missão de intensificar o combate a crimes de alta complexidade, como organizações criminosas e fraudes sofisticadas, ao mesmo tempo em que restaura a imagem do departamento, impactada pelos escândalos envolvendo o antigo diretor.

Mudanças na cúpula da Polícia Civil

Além da troca na liderança do DEIC, outras alterações foram formalizadas nesta sexta-feira. Carlos César Castiglione, antes Delegado Divisionário do DENARC, assume a direção do departamento que era comandado por Sayeg.

Outro destaque foi o afastamento definitivo de Rosemeire Monteiro de Francisco Ibanez, corregedora-geral da Polícia Civil, que estava afastada do cargo desde dezembro de 2024. A decisão foi tomada após seu sobrinho, Eduardo Monteiro, ser preso sob suspeita de corrupção, extorsão e ligação com o PCC.

Contexto da saída de Fabio Caipira

O afastamento de Fabio Pinheiro Lopes foi precedido por uma série de denúncias. Vinícius Gritzbach afirmou, em delação premiada, que policiais civis realizaram extorsões para manipular investigações. Gritzbach alegou que seu passaporte seria devolvido mediante o pagamento de propina ao então diretor do DEIC. Após a morte do delator, a Secretaria de Segurança Pública decidiu pela substituição no cargo, que foi oficializada nesta sexta-feira.

Fábio Caipira, por sua vez, nega qualquer envolvimento nas acusações e afirma que a delação é baseada em informações falsas ou manipuladas.

Um novo capítulo para o DEIC

A nomeação de Ronaldo Sayeg marca um novo capítulo para o Departamento Estadual de Investigações Criminais. Reconhecido por sua atuação firme, o delegado promete trazer estabilidade e eficiência para um dos principais órgãos da segurança pública paulista. Sua trajetória, aliada ao orgulho de suas raízes em Votuporanga, inspira confiança na retomada do prestígio do DEIC.