Com investimento de R$ 600 mil, obra beneficiará o Conjunto Habitacional Vereador Ângelo Parnimondi com praça, quadra e horta urbana
O deputado estadual Carlão Pignatari recebeu, nesta terça-feira (15), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, o prefeito de Estrela D’Oeste, Pedro de Senzi Neto – o Pedroca – que fez questão de agradecer pessoalmente ao parlamentar e ao secretário Marcelo Branco pela inclusão do município no Programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis. A cidade foi contemplada com um investimento de R$ 600 mil, destinado à construção de uma praça com quadra poliesportiva, parque infantil e horta urbana no Conjunto Habitacional Vereador Ângelo Parnimondi.
A adesão de Estrela D’Oeste ao programa foi resultado do convite feito por Carlão Pignatari, em fevereiro deste ano, aos prefeitos da região, atendendo ao chamado do governador Tarcísio de Freitas para que as cidades se inscrevessem na iniciativa estadual. O deputado cumpriu papel estratégico ao mobilizar os gestores municipais e reforçar os benefícios do programa, que tem como foco a requalificação urbana e a melhoria da qualidade de vida em bairros vulneráveis.
“Fico muito feliz em ver que Estrela D’Oeste atendeu ao nosso chamado e já está colhendo os frutos com esse importante investimento. A atuação do prefeito Pedroca é fundamental com o apoio da Câmara Municipal para garantir esse recurso, que irá transformar o bairro com infraestrutura, lazer e cidadania”, afirmou Carlão.
Ainda segundo o deputado Carlão, agora cabe à Prefeitura de Estrela D’Oeste apresentar o projeto arquitetônico, o projeto básico e executivo, além das planilhas orçamentárias necessárias para formalizar a aplicação dos recursos e dar início às obras.
O projeto prevê piso em bloco intertravado ou concreto permeável, arborização urbana, pomar, bancos, mesas, lixeiras, iluminação em LED e acessibilidade total, promovendo espaços públicos modernos e integradores.
Criado em novembro de 2024, por meio do Decreto nº 69.089, o Bairro Paulista visa promover o desenvolvimento sustentável, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o déficit de infraestrutura urbana em regiões carentes. “Essa é uma oportunidade imperdível para os prefeitos que desejam modernizar suas cidades e garantir mais qualidade de vida para os moradores. O Governo do Estado está fazendo sua parte e contamos com a adesão dos municípios para transformar essa realidade”, destacou Carlão Pignatari.
Os prefeitos interessados devem formalizar sua participação por meio do Sistema Eletrônico de Informação do Estado de São Paulo (SEI/SP), indicando as modalidades pretendidas. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.