Pelo decreto, a loja tem que ter obstáculo para impedir a entrada de cientes. Além disso, pode ter os sistemas drive thru, delivery e retirada de produtos nas lojas.
Um decreto flexibilizou o funcionamento do comércio em Jales/SP durante o isolamento social por causa do coronavírus.
O decreto entrou em vigor na quarta-feira (15), mas como foi feriado por causa do aniversário da cidade, os reflexos das mudanças foram sentidos nesta quinta-feira (16).
Com ruas mais movimentadas, os serviços não essenciais voltaram a funcionar. Pelo decreto, a loja tem que ter obstáculo para impedir a entrada de cientes. Além disso, pode ter os sistemas drive thru, delivery e retirada de produtos nas lojas.
O que o decreto determina é que não pode ter aglomeração. As filas não podem ter mais de 10 pessoas, respeitando a distância mínima de um metro e meio, e o controle tem que ser feito pelo dono da loja.
Salões, barbearias e profissionais liberais têm que fazer atendimento individual, com hora marcada e de porta fechada. Continua proibido o consumo de alimentos dentro dos lugares.
A prefeitura diz que o novo decreto continua respeitando as regras da quarentena do governo do Estado. Se tiver, a prefeitura pode fazer mudanças de novo no decreto.
“Nossa referência é o Estado, nosso decreto agravou ainda mais as penalidades e exigências da população como um todo, comércio deve fornecer os equipamentos de proteção individual. Estamos trabalhando para fiscalizar as determinações”, afirma o procurador geral do município Pedro Manoel Callado.
As penalidades para quem descumprir as medidas são multa de R$ 5 mil até suspensão do alvará de funcionamento.