Saiba quais foram as mudanças nas embalagens aprovadas pela Anvisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 7 de outubro, aprovou por unanimidade a nova regra estabelecida para as informações obrigatórias da rotulagem nutricional dos alimentos embalados.
Quais as mudanças aprovadas?
Na parte frontal do produto será exibido o desenho de lupa identificando o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
Também teremos mudanças na tabela nutricional, que está localizada no verso da embalagem. A primeira delas é que o fundo deverá ser sempre branco e as letras, na cor preta. Para evitar o uso de outras cores que, por uma questão de contraste, dificultava na hora de o consumidor enxergar o conteúdo escrito.
Outra alteração foi a quantidade de calorias e os valores nutricionais apontados na tabela para 100 gramas do alimento, se for sólido, ou 100 mililitros, quando for um líquido. Assim, o consumidor no momento da compra, conseguirá comparar dois produtos diferentes, até mesmo da mesma categoria.
Muitos órgãos, como a ABESO por exemplo, colocaram suas considerações a respeito dessa mudança e como ela será atrelada no parecer da indústria alimentícia. As mudanças deverão ocorrer em até 36 meses. Veja mais conteúdo da ABESO a respeito.
Acreditamos que seja uma forma de facilitar a leitura dos rótulos por parte dos consumidores, mas algumas controvérsias devem ser consideradas, como tamanhos, cores, e como isso facilitará em relação á interpretação das informações!
FONTE: Informações | g1.globo/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”