Compostos ativos do açafrão atuam na modulação da inflamação corporal.
A cúrcuma (Curcuma longa) é uma especiaria natural pertencente à família Zingiberaceae, a mesma do gengibre. Possui um sabor característico e uma coloração que torna as preparações mais ricas, tanto na cor, como na composição de nutrientes. A maioria dos estudos científicos mostra o poder da cúrcuma na saúde e como seus compostos ativos atuam na modulação da inflamação corporal.
Existe uma recomendação do consumo de cúrcuma que oferece em torno de 300 mg de curcumina, seu principal ativo. Contudo, sua biodisponibilidade natural é baixa, sendo recomendada sua associação com 100 mg de pimenta negra para aumentar a absorção dela no intestino.
Quando há a associação de curcumina e piperina, encontrada principalmente na pimenta preta, a dosagem diária ideal para manutenção da saúde é de 500 mg de Curcumina + 100mg de Piperina. A curcumina também é lipossolúvel, e por isso é recomendado seu consumo aliado às refeições compostas por lipídeos saudáveis.
O planejamento alimentar adequado e saudável é fundamental para promover uma maior adesão, em aparência à receita, bem com diversos benefícios à saúde. Uma importante estratégia nutricional para a mudança de estilo de vida é utilizar especiarias naturais, de forma mais prática, que irão proporcionar sabor e equilíbrio.
Na culinária, a cúrcuma ou açafrão pode ser usado para preparo de carnes, peixes, em saladas de grãos integrais, molhos e até mesmo com tempero de pipoca.
Colocando a mão na massa: prepare em casa uma receita com cúrcuma natural!
Risoto de palmito com açafrão da terra
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
- 1 colher (café) de açafrão em pó
- 1 cebola roxa picada
- 1 vidro de palmito
- 2 copos (200 ml) de água
- 2 dentes de alho
- 1 xícara de fundo de legumes (água, salsão, cebola, louro)
- 1 colher (sopa) de cream cheese light
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- Alecrim a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo: Doure a cebola e o algo no azeite de oliva. Acrescente o arroz e a água e deixe cozinhar. Coloque sal e o açafrão. Pique o palmito e acrescente junto ao fundo de legumes, assim que o arroz estiver quase secando. Finalize com o cream cheese e alecrim.
FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”