Secretária de Educação e Santa Casa não confirmaram que a criança tenha sido picada pelo animal, contudo, ela permaneceu sob atendimento médico por cerca de 10 horas até receber alta. A pasta também não informou em qual CEMEI o caso ocorreu, mas informações levantadas pelo Votunews dão conta de que o centro de ensino fica localizado na zona sul da cidade.
No início da manhã desta terça-feira (18), uma criança de 1 ano e 10 meses deu entrada na Santa Casa de Votuporanga/SP, após ser socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em um CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) na zona sul da cidade.
De acordo com informações, a menina teria sido socorrida após servidores da escola terem acionado o SAMU, sob suspeita da picada do animal e, ela ficou sob cuidados médicos por cerca de 10 horas até receber alta; contudo, o centro médico não confirmou que a criança tenha sido vítima do escorpião ou o motivo pela longa permanência em observação.
Procurada pela reportagem do Votunews, a Secretária de Educação também não soube precisar se a criança foi ou não picada pelo animal, assim como não informou em qual unidade o episódio ocorreu; contudo salientou “a equipe da unidade prestou todo o atendimento e assistência necessária, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhando a criança ao Pronto Socorro da Santa Casa de Votuporanga, bem como mantendo contato com a família. É importante ressaltar que a criança passa bem. A Pasta informa que foi realizada busca ativa noturna para evitar a proliferação de escorpiões em todas as unidades escolares, em parceria com o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez), da Secretaria Municipal da Saúde, e que periodicamente realiza ações preventivas como, por exemplo, desinsetização nas unidades aos sábados. Além disso, todas as unidades recebem limpezas, os ralos possuem telas de proteção e os profissionais da Educação são orientados para realizar a revisão de brinquedos e colchões para evitar incidentes.”