Unidade da Prefeitura realiza atendimento e serviços visando fortalecer políticas públicas ao público feminino.
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), da Prefeitura de Votuporanga, recebeu na última quinta-feira (27/3), a visita da advogada Vanessa Buosi, integrante do programa “OAB Para Elas”. O objetivo da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido pela unidade e iniciar um diálogo com a gestão municipal de Fernandópolis para a implantação de um CRAM na cidade. Na ocasião também estiveram presentes os vereadores de Fernandópolis Daniel Domenices, Afonso Pessutto, Carlos Cabral e Rosana Arouca.
A iniciativa visa expandir o atendimento especializado e fortalecer as políticas públicas voltadas para mulheres em situação de violência na região. O CRAM de Votuporanga, que se destaca pelo atendimento humanizado e multidisciplinar, servirá de modelo para a criação da nova unidade em Fernandópolis.
Durante a visita, os vereadores e a advogada puderam acompanhar de perto o funcionamento da unidade assistencial, conhecer a equipe de profissionais e os serviços oferecidos, como atendimento psicológico e social, além de atividades de prevenção e conscientização.
Kelli Regina Kamikawachi, Assistente Social e Chefe da unidade em Votuporanga reforçou a importância de expandir a rede de atendimento a mulheres na região. “Os municípios da nossa região precisam investir em políticas públicas para enfrentamento e proteção às mulheres, tendo em vista que pouco ou nada se faz neste sentido. A iniciativa da doutora Vanessa, de conhecer melhor nosso CRAM para iniciar um diálogo com a gestão municipal de Fernandópolis, pode trazer uma importante reflexão e quem sabe, demais cidades do nosso entorno, porque possibilitar uma vida digna e sem violência à mulher tem que ser política pública e não plano de governo”.
OAB Para Elas
É um projeto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que oferece aconselhamento jurídico gratuito a mulheres vítimas de violência. A finalidade é de oferecer suporte e orientação jurídica, garantir acesso a informações e recursos legais e proteger os direitos das mulheres e de grupos vulneráveis.