Casos de gripe e Covid-19 aumentaram no noroeste paulista no fim do ano e procura nas unidades de saúde refletem o momento.
O número de casos de pacientes com sintomas gripais e Covid-19 aumentou no noroeste paulista na última semana de dezembro de 2021 e por consequência, 2022 começou com a procura por ajuda médica em alta.
Segundo a Secretaria da Saúde de Votuporanga/SP, na semana anterior ao Natal, o município apresentou 367 notificações e 7 confirmações para a Covid-19. Já de 26 a 30 de dezembro foram 649 notificações e 77 casos positivos da doença. Nesta segunda-feira (3), a procura por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) estava intensa e gerou reclamações por parte de pacientes. À reportagem, uma mulher que preferiu não se identificar, desabafou: “Se não tem médico na UBS, o cidadão vai para onde? Vai para a UPA. Não é culpa dos profissionais que estão lá, da equipe médica, dos enfermeiros, dos técnicos… Eles estão acolhendo todo mundo, o problema é que são muitas pessoas com sintomas gripais”.
A Prefeitura de Votuporanga foi procurada pela reportagem e informou que é crescente a procura por atendimento de pessoas com Síndrome Gripal, por isso, nesta segunda-feira, as equipes de profissionais da UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) foram ampliadas, na tentativa de agilizar o acolhimento, já que tratam de atendimentos complexos, envolvendo consulta, realização de exames e notificação dos casos, uma vez que todos inicialmente são registrados como suspeita para Covid-19, respeitando o protocolo do Ministério da Saúde.
Em Votuporanga, a população conta com diversos pontos de atendimento para quem está com sintomas gripais. O acolhimento ocorre nos Consultório Municipais e também na UPA 24 horas, além do Mini Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”.
“Quem tiver com tosse, coriza, febre ou outros sintomas gripais conta com o nosso complexo de saúde, que está preparado para acompanhar esses pacientes. Vale lembrar que o Estado tem registrado o aumento de casos de gripe, por isso é bom a população ficar atenta”, explicou a secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento. A prevenção de gripes e da Covid-19 são idênticas. A população precisa redobrar os cuidados como o uso de máscara, respeito ao distanciamento social, evitando aglomerações, e realizar a frequente higienização das mãos. “A sensação que a pandemia acabou, fez com que as pessoas esquecessem desses cuidados básicos. Estamos vendo que ainda há casos e que, paralelo a isso, outras doenças respiratórias estão altamente contagiantes, por isso precisamos nos cuidar”, finalizou Ivonete.
No noroeste paulista Andradina/SP também registrou novos casos de coronavírus.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no domingo (2), após duas semanas de ocupação zerada, o setor Covid da Santa Casa voltou a receber pacientes. Atualmente, três pessoas estão internadas para tratar a doença, sendo duas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e uma na enfermaria da Santa Casa. O município também alerta para o aumento no número de pacientes com sintomas gripais. Atualmente, estão sendo atendidos cerca de 75 pacientes por dia na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Rafael Marão, médico responsável pelo setor UTI Covid da Santa Casa de Andradina atribui o aumento de casos de sintomas gripais ao relaxamento das medidas preventivas durante as festas de fim de ano.
Ele afirma que é necessário intensificar as medidas preventivas como uso de máscara, higienização das mãos, o distanciamento social e a vacinação em massa.
Diário de Votuporanga